Home - Outros Destaques - Aqua Village, Oliveira do Hospital, produz anualmente em energias renováveis o equivalente a cerca de três mil barris de petróleo

Aqua Village, Oliveira do Hospital, produz anualmente em energias renováveis o equivalente a cerca de três mil barris de petróleo

O Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital, inaugurou hoje oficialmente o Car Park solar fotovoltaico e o ponto de carregamento de veículos eléctricos. O evento contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, que se mostrou agradavelmente surpreendido com a aposta energética daquele empreendimento. Com esta exploração das energias renováveis, entre elas uma Central Geotérmica, a unidade hoteleira consegue evitar que Portugal importe o equivalente a 2923, 4 barris de petróleo por ano e detém já a classificação de eficiência energética A+.

“É um extraordinário exemplo do que nós temos que ter um pouco por todo o país. É de facto com muito prazer que vemos um projecto desta natureza. Deve servir de montra do que pode e deve ser feito”, referiu o governante que ficou ainda a conhecer a utilização dos recursos naturais de forma sustentável e ecologicamente responsável por parte do Aqua Village, em termos de componentes de Geotermia e Águas Minerais Naturais, mas também de energia Solar Fotovoltaica e Térmica.

“Começámos na geotermia, passámos à energia solar térmica e continuamos com a água mineral natural e mais recentemente passámos à energia solar fotovoltaica. Temos orgulho nos resultados obtidos e que acabamos de tornar públicos”, afirmou o dinamizador do projecto Francisco Cruz, que não escondeu o orgulho pelo facto do empreendimento “reduzir, anualmente, a emissão de 596 toneladas de CO2, o que  corresponde à redução da importação de 2923,4 barris de petróleo por ano”. “Acho que estes números nos devem fazer pensar a todos”, rematou.

João Galamba assistiu ainda à assinatura do contrato de Concessão da Água Mineral Natural de Caldas de S. Paulo e do acordo de colaboração no âmbito da aplicação pioneira do Índice de Desempenho Hídrico de Hotéis AQUA+ Hotéis, promovido pela Agência para a Energia, a ADENE.

De relembrar que este resort de cinco estrelas tem sido um caso de sucesso. Desde a sua abertura, há quatro anos, foi classificado como “Melhor Resort do Mundo com Águas Termais”, “Melhor Suite de Luxo da Europa” e “Melhor Hotel de Família da Europa”, distinções que emergem dos 37 galardões já conquistados.

Inserido numa propriedade com quatro hectares, banhada pelo Rio Alva, conta com 30 unidades de alojamento de tipologias T1 e T2, restaurante, bar, sala de cinema, biblioteca, Kid’s Club, sala de  congressos, banheira de hidromassagem na varanda dos apartamentos e SPA com 3 piscinas  aquecidas, sete salas de massagem, Sauna, Banho Turco, ginásio e duche de contraste,  complementado com massagens em gotas suspensas na copa das árvores. O Logradouro oferece  camas de rede suspensas sobre o Rio Alva, Praia Fluvial privativa e desportos aquáticos (Stand Up Paddle e Kayak).

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com quatro novos casos de COVID-19

O Município de Oliveira do Hospital registou nos dois últimos dias quatro novos casos de …

Fernando Tavares Pereira denuncia risco de desaparecimento do Centro de Exames de Tábua depois de receber pedido de ajuda

O Candidato à Câmara Municipal de Tábua, Fernando Tavares Pereira, denunciou ontem, que o  Centro …