Home - Últimas - Arcozelo da Serra volta a receber a romaria das Ovelhas à capela de Santo António

Arcozelo da Serra volta a receber a romaria das Ovelhas à capela de Santo António

Celebrando a tradição da Transumância, irá decorrer, no dia 11 de Junho, a Romaria das Ovelhas à Capela Santo António na freguesia de Arcozelo da Serra, concelho de Gouveia. Esta é uma actividade tradicional da freguesia em que os pastores da aldeia levam os seus rebanhos a circular a capela, com o objectivo de rogar a Santo António por um bom e próspero ano agrícola. A Romaria das Ovelhas constitui mesmo um dos momentos altos da programação do evento.

Este ano, para além da habitual Romaria das Ovelhas, com concentração junto à capela de Santo António e que terá início às 09h00, seguir-se-á, pelas 11h00, a “Rota do Prado ao Prato”, uma caminhada de 3 km, onde será possível observar e explorar a relação de proximidade entre a flora autóctone e a actividade agrícola/pastorícia da região, assim como, identificar os benefícios ecológicos das cadeias de distribuição de proximidade. A manhã culminará com uma “Degustação de Sabores Serranos”.

A actividade é de carácter gratuito, estando limitada à participação máxima de 50 pessoas e está incluída na rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 – a Romaria das Ovelhas é uma iniciativa da Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra, que conta com a parceria do Município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra.

LEIA TAMBÉM

Vergílio Ferreira morreu há 28 anos e CM de Gouveia prepara-se para inaugurar na localidade de Melo a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira

Câmara Municipal de Gouveia prepara-se para inaugurar, em Melo, a Casa Para Sempre – Vergílio …

Arganil retoma pagamento da taxa do estacionamento de duração limitada

A CM de Arganil vai restabelecer a partir de segunda-feira o pagamento da taxa do …