Home - Últimas - Arganil concluiu e inaugurou remodelação do Largo e Posto de Turismo do Piódão

Arganil concluiu e inaugurou remodelação do Largo e Posto de Turismo do Piódão

Arganil inaugurou a requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e a reabilitação do edifício do Posto de Turismo na localidade de Piodão. O projecto, entre outros aspectos, retirou os carros do Largo, renovou o pavimento, permitindo uma experiência mais agradável aos residentes, aos visitantes e aos turistas.

“É um passo com grande impacto na estratégica turística que temos definida para o concelho”, referiu na altura o presidente da Câmara Municipal de Arganil, salientando que os trabalhos concretizados na praça central da aldeia permitiram renovar o pavimento, tornando-a num espaço mais ordenado, qualificado e seguro.

O Largo encontra-se, agora, vedado ao trânsito, sendo apenas acessível do ponto de vista pedonal. “Foi uma vitória que merece ser celebrada, por conferir mais dignidade à aldeia, proporcionar uma utilização mais significativa por parte dos comerciantes e permitir que as pessoas possam vivenciar de uma forma mais completa e autêntica a aldeia, a partir daquele ponto central”, referiu Luís Paulo Costa.

O autarca aproveitou ainda para alertar a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, presente a inauguração, para a necessidade de se encontrar uma solução que permita aumentar o estacionamento nas imediações do Largo e, assim, resolver os constrangimentos verificados, sobretudo em alturas de maior afluência. Solução, essa, sublinha, que “não prejudique a imagem característica e homogénea do Pidão”.

Principal espaço de acolhimento e informação de turistas e visitantes, o Posto de Turismo está, agora, mais atractivo e funcional. No mesmo edifício, mais concretamente no piso superior, decorre o processo de reinstalação do Núcleo Museológico, que visa tornar o espaço apelativo, interactivo e acessível. “Este investimento não estava considerado inicialmente na candidatura, mas entendemos não podíamos deixar de o concretizar”, explicou o presidente da Câmara, reconhecendo o papel determinante do Programa Valorizar neste processo.

LEIA TAMBÉM

Três feridos, um deles em estado grave, em colisão no IP3, em Mortágua

Uma colisão entre dois carros fez, hoje, três feridos, um deles em estado grave, em …

Árbitro Rui Ventura avança com processo e providência cautelar contra a AF da Guarda

O presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal Serra da Estrela deu ontem …