Home - Últimas - Arganil concluiu e inaugurou remodelação do Largo e Posto de Turismo do Piódão

Arganil concluiu e inaugurou remodelação do Largo e Posto de Turismo do Piódão

Arganil inaugurou a requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e a reabilitação do edifício do Posto de Turismo na localidade de Piodão. O projecto, entre outros aspectos, retirou os carros do Largo, renovou o pavimento, permitindo uma experiência mais agradável aos residentes, aos visitantes e aos turistas.

“É um passo com grande impacto na estratégica turística que temos definida para o concelho”, referiu na altura o presidente da Câmara Municipal de Arganil, salientando que os trabalhos concretizados na praça central da aldeia permitiram renovar o pavimento, tornando-a num espaço mais ordenado, qualificado e seguro.

O Largo encontra-se, agora, vedado ao trânsito, sendo apenas acessível do ponto de vista pedonal. “Foi uma vitória que merece ser celebrada, por conferir mais dignidade à aldeia, proporcionar uma utilização mais significativa por parte dos comerciantes e permitir que as pessoas possam vivenciar de uma forma mais completa e autêntica a aldeia, a partir daquele ponto central”, referiu Luís Paulo Costa.

O autarca aproveitou ainda para alertar a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, presente a inauguração, para a necessidade de se encontrar uma solução que permita aumentar o estacionamento nas imediações do Largo e, assim, resolver os constrangimentos verificados, sobretudo em alturas de maior afluência. Solução, essa, sublinha, que “não prejudique a imagem característica e homogénea do Pidão”.

Principal espaço de acolhimento e informação de turistas e visitantes, o Posto de Turismo está, agora, mais atractivo e funcional. No mesmo edifício, mais concretamente no piso superior, decorre o processo de reinstalação do Núcleo Museológico, que visa tornar o espaço apelativo, interactivo e acessível. “Este investimento não estava considerado inicialmente na candidatura, mas entendemos não podíamos deixar de o concretizar”, explicou o presidente da Câmara, reconhecendo o papel determinante do Programa Valorizar neste processo.

LEIA TAMBÉM

Calor regressa em força esta semana e termómetros podem chegar aos 36ºC

O Instituto Português e da Atmosfera prevê que a temperatura vai subir ao longo da …

IPG

Politécnico da Guarda lança curso para capacitar cuidadores informais

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um curso com participação de acesso livre e …