Home - Últimas - Arganil e de Pampilhosa da Serra vão reabilitar pontes que ligam os dois concelhos

Arganil e de Pampilhosa da Serra vão reabilitar pontes que ligam os dois concelhos

O Município de Arganil e o da Pampilhosa da Serra assinaram um acordo que prevê a reabilitação de três pontes que ligam os dois concelhos. Esta intervenção conjunta nas pontes de Casal Novo, Cartamil e Mata, localizadas entre a União das Freguesias de Cepos e Teixeira (Arganil) e a Freguesia de Fajão (Pampilhosa da Serra), surge na sequência da avaliação realizada ao estado de conservação destas construções de responsabilidade municipal.

O custo global das três intervenções será suportado por ambos os municípios em partes iguais. A autarquia de Arganil assumirá a liderança do processo de lançamento da empreitada, sendo responsável pela contratualização do anteprojecto e do projecto de execução de reabilitação das três pontes, de acordo com o estipulado na parceria formalizada.

“O acordo celebrado retracta bem o trabalho de cooperação e a postura atenta que mantemos sobre o território, tendo em vista a resolução de problemas que contribuam para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Arganil. Luís Paulo Costa adiantou ainda que a decisão de avançar com as intervenções “resultou das conclusões do estudo realizado por empresa especializada, que concluiu haver a necessidade de se realizarem melhorias nas condições estruturais e funcionais das pontes”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, por seu lado, aproveitou a ocasião para salientar a “importância deste projecto, que partilha problemas em comum entre os dois Concelhos”. Jorge Alves Custódio “saúda a excelente colaboração entre ambas as partes”, ficando a “Câmara Municipal de Arganil responsável do processo e cabendo-nos à Pampilhosa o pagamento de 50 por cento da obra”.

O documento foi assinado pelos presidentes de ambos municípios, em Fajão, à margem da sessão de esclarecimento realizada no âmbito da empreitada de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira – Obras Hidráulicas, inserido no Projecto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”, financiado pelo EEA GRANTS (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu). Estiveram também presentes na sessão de assinatura do acordo de parceria o presidente da União das Freguesias de Cepos e Teixeira, José Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Fajão, Carlos Simões.

 

LEIA TAMBÉM

Rui Rio escolheu Gustavo Duarte como cabeça de lista pelo distrito da Guarda e Mónica Quintela por Coimbra

O ex-presidente da CM de Vila Nova de Foz Côa Gustavo Duarte vai ser o …

Arganil aposta em orçamento superior a 24 milhões de euros para 2022 e devolve IRS aos munícipes

O orçamento municipal de Arganil para 2022, no valor de aproximadamente 24 milhões e 400 …