Home - Últimas - Arganil espera mais de 1400 atletas para o Desafio Picos do Açor

Arganil espera mais de 1400 atletas para o Desafio Picos do Açor

A prova Desafio Picos do Açor, de trail running, vai trazer a Arganil 1450 atletas de 12 nacionalidades, nos dias 10 e 11 de Dezembro. “É com grande satisfação que assistimos à afirmação crescente desta iniciativa e que percebemos que capta cada vez mais atenção e mais atletas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Arganil na conferencia de imprensa de apresentação daquela iniciativa.

Luís Paulo Costa destacou ainda o papel dinamizador do evento que vai já na terceira edição. “Constituiu um momento muito importante para a estratégia de desenvolvimento desportivo e turístico que temos para o território, afirmando Arganil como um concelho com características extraordinárias não apenas para o rally como também para o trail”, explicou.

André Rodrigues, embaixador da prova e tetracampeão nacional de ultra trail, atestou a qualidade e a competitividade da prova. “Tornámo-nos numa referência nacional e, neste momento, qualquer atleta português quer juntar o Picos ao seu currículo de vitórias”, referiu o atleta, garantindo que os olhos de Portugal nesse dia vão estar postos em Arganil e no Desafio Picos do Açor. “Vamos ter os melhores atletas a correr aqui, portanto os dados estão lançados para uma edição muito competitiva, que é boa para o panorama desportivo mas também para afirmar arganil como um destino de trail”.

Com o Município de Arganil como principal parceiro, o Desafio Picos do Açor é organizado pela empresa de animação turística Evolução Vertical e tem como principais impulsionadores David Gouveia e os atletas André Rodrigues e Romeu Gouveia (bicampeão nacional de sky running).

A prova percorre a Serra do Açor e tem como ponto de partida e de chegada a vila de Arganil, passando por várias aldeias da Serra do Açor, através de trilhos centenários: Valbona, Torrozelas, Monte Redondo, Salgueiro, Aveleira, Nogueira e Lomba, sem esquecer a desafiante subida ao posto de vigia.

Integrado no Circuito Nacional de Trail, o evento é constituído por 4 provas competitivas e 1 caminhada, que se realizam no dia 11 de Dezembro. São elas: Desafio Picos do Açor (32km), a prova rainha do evento; Desafio Picos do Açor (18km); Desafio Picos do Açor (10km); Caminhada do Açor (10km). No dia anterior, a corrida fica por conta dos mais novos, com o Açor Trail Kids.

 

LEIA TAMBÉM

IPMA prolonga aviso amarelo devido ao frio

O IPMA prolongou o aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira nos distritos de Vila …

Equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua aposta na continuidade do “trabalho desenvolvido em 2022”

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para a nova temporada foi apresentada no auditório do …