Home - Últimas - Arganil recebeu Certificado Internacional para a Praia Fluvial da Cascalheira

Arganil recebeu Certificado Internacional para a Praia Fluvial da Cascalheira

O concelho de Arganil foi distinguido com o Certificado Internacional pelos cinco anos de Bandeira Azul da Praia Fluvial da Cascalheira, na freguesia de Secarias. Este reconhecimento internacional baseia-se na qualidade da água balnear e nas características da área envolvente, bem como a qualidade das infra-estruturas de apoio e segurança de que beneficia esta que é a Praia Fluvial mais próxima da sede do concelho. O Certificado Internacional foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

“Para Arganil, este prémio internacional é motivo de grande satisfação e orgulho, no final de um ano em que a Praia Fluvial da Cascalheira hasteou, além da Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, pela excelência das suas águas”, sublinhou o presidente da autarquia Luís Paulo Costa que no concelho, além da Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, tem também Bandeira Azul hasteada na Praia Fluvial de Côja e na Praia Fluvial de Piódão.

Assegurando que trabalham numa óptica de responsabilização pela protecção do património natural do concelho, o Município de Arganil garante que prossegue comprometido em melhorar continuamente as condições das suas praias e das zonas balneares, em termos de qualidade ambiental, segurança e acessibilidades. “O objectivo passa por proporcionar as melhores experiências a quem procura as águas frescas e limpas do concelho de Arganil e os convidativos e aprazíveis cenários que as envolvem”, sublinham.

É também com esta pretensão em vista que a autarquia está a trabalhar na ampliação da rede de Praias Fluviais, Zonas Balneares e de Lazer do concelho. “Está prevista a criação da Zona Balnear da Sarcina (Arganil) e da Praia Fluvial Peneda da Talhada, e estamos a levar a efeito todos os procedimentos necessários à classificação da Praia Fluvial de Sarzedo”, revela Luís Paulo Costa, adiantando que “estão em elaboração projectos para intervir nos acessos, açudes e galeria ripícola no Poço da Cesta (Cepos)”.

 

 

LEIA TAMBÉM

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de …

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …