Home - Últimas - ASAE encerra queijaria artesanal que estava a usar ilegalmente selo DOP Serra da Estrela

ASAE encerra queijaria artesanal que estava a usar ilegalmente selo DOP Serra da Estrela

Uma queijaria artesanal, sediada no distrito de Coimbra, foi encerrada por comercializar e usar ilegalmente o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Estrela, anunciou hoje a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Aquela entidade explicou que está em causa a alegada prática de “um crime de violação e uso ilegal de denominação de origem ou de indicação geográfica” e ou outro de “fraude sobre mercadorias”.

A ASAE, que não revela qual a queijaria ou sequer o concelho, sublinha que o uso indevido da denominação DOP pode “induzir os consumidores em erro, fazendo-os crer que estão a adquirir um autêntico queijo Serra da Estrela”, quando na realidade tal não acontece. “A intervenção da ASAE ocorreu no âmbito de uma investigação criminal em curso e conduziu à apreensão de 70 queijos de ovelha curados por uso ilegal da DOP Serra da Estrela”, acrescentou. Durante a operação, foram apreendidos ainda 40.700 rótulos e 500 etiquetas, totalizando um valor da apreensão superior a 2.500 euros.

A DOP Serra da Estrela, explica a ASAE, “só é permitida em queijos cujo processo de produção passa por um rigoroso cumprimento de regras e especificações, que abrangem desde as matérias-primas utilizadas na produção até à certificação do produto final”, esclareceu. Aquela força policial garantiu ainda que “continuará a manter um papel activo dirigido à verificação das condições de comercialização de produtos de qualidade com DOP ou Indicação Geográfica Protegida (IGP)”.

 

LEIA TAMBÉM

O regresso da chuva forte e trovoadas

A chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vai voltar a todo o país …

Município de Figueira de Castelo Rodrigo investe 550 mil euros em seguro de saúde renovado e mais abrangente para os munícipes

A CM de Figueira de Castelo Rodrigo renovou e reforçou os serviços do “Seguro de …