Home - Últimas - ASAE suspende actividade de dois estabelecimentos de restauração e bebidas e faz apreensões em Seia

ASAE suspende actividade de dois estabelecimentos de restauração e bebidas e faz apreensões em Seia

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, realizou uma acção de fiscalização, denominada Operação ‘Gostos e Sabores da Montanha’, onde actuou vários operadores económicos do concelho Seia. Aquela força policial suspendeu a actividade de dois estabelecimentos comerciais, apreendeu material e instaurou um processo crime, além de várias contra-ordenações.

A acção foi “dirigida a estabelecimentos de restauração e bebidas, talhos, peixarias, supermercados, queijarias, padarias, pastelarias, bem como, a alojamentos locais, empreendimentos turísticos, ourivesarias, perfumarias, cabeleireiros, papelarias, oficinas, centros de ópticas, retalhistas de artigos de vestuário e de decoração, floristas e agências de viagens”, no concelho de Seia. Na operação, designada ‘Gostos e Sabores da Montanha’ foram fiscalizados um total de 119 estabelecimentos, tendo sido instaurado “um processo-crime, por violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos e modelo” e “vinte e seis processos de contra-ordenação”.

As principais infracções prenderam-se com “a falta de requisitos de higiene, o não cumprimento dos procedimentos previstos na Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) e a falta de preços em montras e vitrines”, bem como “a falta de comunicação na realização de saldos, a falta de comunicação prévia para o exercício da actividade e a falta de rotulagem e de rastreabilidade em géneros de alimentícios”.

Na mesma acção, adianta ainda a ASAE, foram apreendidos vários artigos de calçado desportivo contrafeitos, uma máquina dispensadora de brindes, bem como “74,9 quilos de produtos cárneos (chouriços, morcelas e alheiras)”, tudo “com um valor estimado de 1.580,00 euros”. A ASAE determinou também “a suspensão de actividade de dois estabelecimentos de restauração e bebidas, por falta de requisitos de higiene.”

 

LEIA TAMBÉM

Incêndio obriga a evacuar aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa

A aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, foram …

Presidente da Câmara de Manteigas elogiou seis sapadores que salvaram bosque de faias

O presidente da Câmara de Manteigas elogiou hoje a coragem de seis sapadores florestais, dois …