Home - Últimas - Associação de Municípios Portugueses recusa adiamento das eleições autárquicas agendadas até 14 de Outubro

Associação de Municípios Portugueses recusa adiamento das eleições autárquicas agendadas até 14 de Outubro

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje que as próximas eleições autárquicas devem ser realizadas entre 22 de Setembro e 14 de Outubro, como prevê a Lei Eleitoral. “Ademocracia não se pode deixar confinar pela pandemia. Não podemos aceitar constrangimentos de ocasião que colocariam em perigo a democracia”, afirmou aos jornalistas o presidente do conselho directivo da ANMP, Manuel Machado no final de uma reunião do órgão, na sede da associação, em Coimbra.

O também presidente da Câmara Coimbra disse que os representantes dos 308 municípios de Portugal “respeitam a liberdade e a democracia”, o que os leva a rejeitar “alguns projetos legislativos” que visam adiar as autárquicas e introduzir alterações ao quadro normativo vigente ao nível das eleições locais. “Não se mudam as regras do jogo durante o jogo”, defendeu, frisando que as autarquias recusam “fatos à medida” para determinados candidatos e paras chamadas candidaturas independentes. “Os pilares da democracia são os partidos políticos”, sublinhou Manuel Machado.

Ainda sobre as próximas eleições autárquicas, segundo uma nota que a ANMP distribuiu aos jornalistas no fim da sessão, os membros do conselho diretivo dizem estar “preocupados com as condições em que este ato eleitoral se realizará”. “A evolução da pandemia por covid-19 é ainda incerta, mas o que não podemos aceitar é o adiamento das eleições”, acentuam.

Tendo em conta “a experiência das recentes eleições presidenciais”, o país ainda está “a tempo de realizar uma programação adequada, com mecanismos que permitam a marcação” das autárquicas “nas datas definidas na Lei Eleitoral”, entres 22 de Setembro e 14 de Outubro, preconiza a ANMP.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …