A ultramaratona “Terra de Gigantes – Portugal de Este a Oeste” teve início ontem com a partida dos atletas participantes junto à Torre, na Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental, que agora vão percorrer 303 quilómetros de trilhos até chegar à Nazaré, onde a prova termina no domingo. É um caminho longo entre o ponto mais alto de Portugal Continental e o Oceano Atlântico. O tempo máximo concedido aos atletas para concluírem a prova são 74 horas. Os percursos deverão ser percorridos em auto-suficiência entre as bases de vida estipuladas pela organização e guiados unicamente por GPS. A primeira paragem de ontem foi em Piodão.
“Esta é a primeira edição de um evento que queremos repetir. É assim que definimos este misto de tudo o que possas encontrar numa distância que atravessa um país de este a oeste: trilho técnico, caminhos florestais, estradas asfalto, subidas longas, descidas dolorosas, frio, nevoeiro, talvez chuva ou mesmo neve. É um traçado de muito difícil, podendo ser extremo caso as condições climatéricas sejam adversas. Temperaturas muito baixas, ventos fortes nos pontos mais altos e chuva permanente podem colocar o desafio num patamar de nível extremo”, explica a organização.
A Serra da Estrela e toda a região de Arganil, Lousã e até aos pontos mais baixos, como Ansião, são locais de pouca altitude, mas que marcam os climas entre um Norte e o Sul. Por não serem muito altas, as montanhas, fazem com que as mudanças no clima sejam, por vezes, muito bruscas e inesperadas. “Serão inclementes com os menos preparados e protegidos”, avisam.
A organização é da empresa “Horizontes Eventos Desportivos” que desde 1998 trabalha o desporto de aventura. “O propósito: oferecer experiências únicas e indizíveis em locais de alto valor humano, histórico e ou natural. Nesse tempo e espaço queremos que experimentes novos aromas, novos sabores, que conheças outras pessoas e cidades. A história, os costumes, as tradições e etnografia são partes importantes deste projecto de Turismo Desportivo ou “Maraturismo””, explica a empresa.