Home - Últimas - Autarcas da CIM Viseu Dão Lafões defendem encerramento das aulas

Autarcas da CIM Viseu Dão Lafões defendem encerramento das aulas

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões reunidos ontem, em sede de Conselho Intermunicipal, solicitaram ao primeiro-ministro uma reanálise sobre o modelo de funcionamento das escolas. Os autarcas defendem a possibilidade de ocorrer o ensino à distância para alunos do terceiro ciclo, do ensino secundário e superior, enquanto os rácios de crescimento da pandemia tiverem os actuais indicadores.

“O Conselho Intermunicipal entende que a permanência do funcionamento das escolas no modelo presencial, em nada contribui, para atenuar a mobilidade permanente de pais, professores, alunos e outros profissionais, não concorrendo para o espírito de confinamento, sendo que, ainda acresce, que muitas destas deslocações são realizadas para fora dos seus concelhos de residência”, referem, sublinhando que as diferentes equipas de saúde pública “estão exaustas, e não têm recursos humanos para poderem acompanhar, com a celeridade que se impõe, o número crescente de casos”. “O rastreio epidemiológico é crucial para se estancarem as cadeias de contágio, razão pela qual, os autarcas desta CIM, solicitam, ao Governo da República, um reforço imediato destas equipas”. assinalam.

Consideram ainda imperioso que as forças de segurança tenham um conhecimento atempado das situações em confinamento para melhor auxiliarem nessa missão. “No quadro actual, com vários dias de desfasamento, não se conseguem os objectivos pretendidos e que se impõem”, sublinham.

Lamentam ainda que ao responsável máximo da protecção civil municipal não sejam dados a conhecer os casos em concreto, para que, mais rapidamente, os serviços municipais de proteção civil, assim como os serviços sociais de cada um dos municípios, possam prestar o devido apoio e acompanhamento aos cidadãos. Chamam ainda a atenção para o facto do Centro Hospitalar Tondela Viseu ter atingido o seu limite, tendo sido já ativado o Hospital de Campanha, localizado na cidade de Viseu.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …