Home - Últimas - Autoridades com campanha contra uso de telemóvel na condução

Autoridades com campanha contra uso de telemóvel na condução

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 25 de Maio, e decorre até ao fim do mês a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021. A campanha tem como objectivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Na última campanha sobre este tema, efectuada de 23 de Fevereiro a 1 de Março de 2021, as Forças de Segurança fiscalizaram 73.544 veículos tendo registado 1.164 infracções relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que correspondeu a uma taxa de infracção de 1,58%, numa média de 166 infracções por dia.

Estudos científicos equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reacção. Com o intuito de reduzir este comportamento, as alterações ao Código da Estrada, em vigor desde 8 de Janeiro deste ano, duplicaram os valores das coimas, tendo passado os seus limites para €250 a €1.250, com subtracção de 3 pontos na carta em vez dos 2, anteriormente previstos.

LEIA TAMBÉM

Sindicato exige soluções para problemas dos trabalhadores da Câmara de Tábua

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) acusou hoje a Câmara de Tábua de …

União Europeia reforça frota de combate a incêndios

A Comissão Europeia anunciou esta hoje o reforço da frota europeia para combate aos incêndios …