Home - Região - Oliveira do Hospital - Bandeira Praia Acessível foi hasteada na praia fluvial de Avô
praia de Avô

Bandeira Praia Acessível foi hasteada na praia fluvial de Avô

Foi hasteada em Avô, concelho de Oliveira do Hospital, a bandeira Praia Acessível, estatuto que a Ilha do Picoto tem renovado nos últimos anos. Aquela praia recebeu igualmente a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto, fruto da integração na Rede das Aldeias do Xisto.

O galardão “Praia Acessível”, recorde-se, é atribuído às praias que reúnam as condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade. A praia fluvial na Ilha do Picoto, em Avô, cumpre diversos critérios obrigatórios para que possa ser considerada acessível como: acesso pedonal fácil e estacionamento ordenado com lugares reservados; acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (passadeiras e rampas); passadeiras sobre o areal; instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; existência de nadador salvador e garantir acesso ao serviço de primeiros socorros.

“Este é um galardão de grande importância, porque confirma que a praia garante o acesso a todo o tipo de pessoas, nomeadamente as que têm mobilidade condicionada e dá maior visibilidade à praia. Com isto consegue-se que toda a população que queira usufruir da praia possa ter acesso à mesma”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes. Já o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou a aposta que tem sido realizada no concelho em termos de oferta turística. “Basta comparar e avaliar a evolução dos últimos anos. Há mais e melhor oferta turística, também em termos de praias fluviais e zonas balneares”, assinalou José Francisco Rolo, destacando naquela freguesia um novo espaço de estacionamento automóvel. “Vem ordenar a circulação na vila de Avô, e aumentar as condições de atracção da própria praia fluvial”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com quatro novos casos de COVID-19

O Município de Oliveira do Hospital registou nos dois últimos dias quatro novos casos de …

Fernando Tavares Pereira denuncia risco de desaparecimento do Centro de Exames de Tábua depois de receber pedido de ajuda

O Candidato à Câmara Municipal de Tábua, Fernando Tavares Pereira, denunciou ontem, que o  Centro …