Correu bem a “Festa das Freguesias” da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira que se realizou Sábado, dia 10 e Domingo dia 11 de Setembro, 2022, em Vila Franca da Beira.
Teve música de várias tonalidades e execuções, houve folclore a cargo do Rancho Rosas de Vila Franca da Beira, teve múltiplas “barraquinhas” com artesanatos, “caipirinhas” e outras bebidas tonificantes, brinquedos para as Crianças, etc. Também revelou o empenhamento activo de muita Juventude, sobretudo da Vilafranquense e em torno da UDV, União Desportiva e Tuna Vilafranquense.
Proporcionou espaços e motivos de confraternização entre habitantes das Freguesias e Povoações mais directamente envolvidas, e visitantes do evento. Destaque para o “Almoço” no Domingo que registou grande adesão, na ordem dos 260 convivas em mesas ao ar livre, por baixo dos sobreiros do Parque
Oportunidade para os discursos da praxe com intervenções dos principais Autarcas da União de Freguesias e da Câmara e Assembleia Municipais que não perdem o ensejo de “botar palavra” e fazerem a sua (deles) “propagandazinha”.
Registámos com particular agrado, as referências que voltaram a fazer quanto ao apoio e mesmo incentivo que dão à possibilidade de Vila Franca da Beira voltar a ser Freguesia autónoma – processo que, aliás, já está em marcha. Viva!
Sim, correu bem – e ainda bem que assim correu – a “Festa das Freguesias” deste ano de 2022, promovida em Vila Franca, pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira. Também foi visível o apoio operacional (e político…) prestado pela Câmara Municipal de entre outras Entidades (Colectividades). É de salientar.
Entretanto, e entendam-nos sem azedumes, esperamos que em breve se possa voltar a fazer a “Festa de Vila Franca da Beira” a promover pela recriada Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira! Viva!
Mas não há bela sem senão… Viv´á Lua Cheia!

De facto, “não há bela sem senão” … Nas duas (agradáveis) noites desta “Festa das Freguesias” em Vila Franca da Beira, foi muito visível, e a contradição é apenas aparente, o escuro reinante na “Rua da Arcainha” que dá acesso ao “Parque Merendeiro e de Lazer” por detrás do edifício da (ex) Escola Primária, onde tiveram lugar os festejos. Mesmo ao lusco fusco, contámos três Postes da Iluminação Pública seguidos sem iluminação que têm as lâmpadas estragadas… Ajudou-nos a grande Lua Cheia que alumiava muito mais que a (falta de) Iluminação Pública. Romântico, sem dúvida, mas insatisfatório também no contexto!
E em conversa a confraternizar com Conterrâneos, ficámos a saber que também há mais lâmpadas estragadas noutros “pontos” de Vila Franca da Beira. Em primeiro lugar, à Junta de Freguesia da União de Freguesias compete providenciar para a EDP mandar pôr lâmpadas novas!…
Ai! A falta que nos faz a freguesia autónoma de Vila Franca da Beira!
Autor: João Dinis, Jano