Home - Outros Destaques - Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira associam-se à recolha de equipamentos eléctricos usados

Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira associam-se à recolha de equipamentos eléctricos usados

As dez associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Coimbra que aderiram à sétima edição da campanha “Quartel Electrão” estão a receber equipamentos eléctricos usados até ao próximo dia 30 de Novembro.  Os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira é a corporação do concelho de Oliveira do Hospital que decidiu associar-se a esta iniciativa que tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios às associações.

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher, a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 58 mil euros. O segundo prémio corresponde a cinco mil euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A campanha distribui também prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A associação que mais se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. Um prémio do mesmo valor será atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.

Até ao final desta edição da campanha, que arrancou em Janeiro e que tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses, a população pode deixar todo o tipo de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos fora de uso nos quartéis aderentes do distrito: BV – Brasfemes, BV – Cantanhede, BV – Condeixa, BV – Figueira da Foz, BV – Góis, BV – Lagares da Beira, BV – Mira, BV – Montemor-o-Velho, BV – Penela e BV – Vila Nova de Poiares.

 A iniciativa tem suscitado, segundo a Electrão, o apoio de várias autarquias, não só juntas de freguesia, mas também câmaras municipais, que apelam à entrega de electrodomésticos e outros equipamentos eléctricos em fim de vida como forma de ajudar os soldados da paz. Algumas empresas contactam também o Electrão directamente para a recolha destes equipamentos e solicitam que essa contabilização seja associada à corporação da sua área.

Desde 2021, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de dez mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.

 

LEIA TAMBÉM

Choque frontal em Seixo da Beira provoca ferido grave

Um choque frontal entre dois veículos ligeiros de mercadorias hoje de manhã em Seixo da …

Petição pública pretende “salvar Açude da Ribeira” e retirar a estrutura já instalada no âmbito da requalificação do espaço

Um movimento de munícipes do concelho de Oliveira do Hospital lançou ontem uma petição pública …