As camadas jovens do FC Oliveira do Hospital vão contar a partir da próxima temporada com uma capacidade de organização muito diferente da actual. O clube, juntamente com a autarquia, está a ultimar uma parceria com a Academia do Sporting Clube de Portugal que promete revolucionar a formação futebolística das crianças, entre os cinco e os 14 anos. Estes aspirantes a craques da bola vão receber os métodos de treino praticados na Escolas Academia Sporting, através de um acordo que está a dar os últimos passos. As reuniões entre as partes têm-se sucedido, com a coordenação de Albano Dinis por parte do Oliveira, e o presidente do clube, Paulo Figueira, espera assinar o protocolo já pela Páscoa. É a reestruturação completa da formação de um dos clubes mais representativos da cidade que vai contar esta temporada apenas com os escalões de traquinas, benjamins, infantis e iniciados.
Albano Dinis não tem dúvidas que esta parceria será uma mais-valia para Oliveira de Hospital. “Estamos a falar da melhor academia do mundo em termos de metodologia de formação”, conta. E será essa a metodologia a seguir. A partir do momento em que o acordo seja estabelecido nada se passará sem a prévia concordância da formação de Alvalade, com os métodos de treinos praticados enviados pela Coordenação Técnica leonina. Os técnicos do Oliveira do Hospital também terão de receber a formação adequada em Alcochete e só se foram aprovados poderão exercer funções, passando a um manual cuidadosamente elaborado e adaptado aos diversos escalões etários. Nada será feito ao acaso.
“Dificilmente se consegue outra organização, com excepção do Sporting e Benfica, com os termos de conhecimento nesta área. Têm tudo estudado ao pormenor. Não é por acaso que dali surgiram nomes que são conhecidos a nível mundial, incluindo o melhor jogador do mundo da actualidade”, continua Albano Dinis, para quem esta parceria irá servir de motivação para as crianças. Elas vão ter conhecimento que no apoio que é fornecido pelo Sporting se incluem visitas periódicas dos responsáveis leoninos a Oliveira e que estão em constante observação. “Além disso sabem que se mostrarem evolução a qualquer momento podem ser chamados para a Academia. Haverá ainda competições regulares orientadas pelo Sporting”, sublinha, este responsável, explicando que a nova estrutura estará também aberta a todos os jovens de fora do concelho que pretendam vir treinar para o clube.
Nestas parcerias, o emblema de Alvalade compromete-se a proporcionar, em diversos momentos da época, aos jovens atletas deslocações à Academia Sporting para realizar jogos, visitas ao Estádio José de Alvalade para assistir a jogos da Primeira Liga e “no final da época para jogarem no palco dos seus sonhos, perante os seus familiares”. O Sporting garante que para os jovens nada é impossível e que estas escolas já serviram de porta de entrada a 46 crianças nas equipas de competição do Sporting. “Esse é, de resto, um dos objectivos do projecto”, refere o clube leonino. “Mas no imediato, as vantagens do Oliveira do Hospital são claramente superiores, porque o Sporting só a médio prazo pode tirar partido desta parceria”, avisa Albano Dinis.
Mas para estabelecer o acordo existe uma série de condições que o Oliveira do Hospital terá cumprir. O Sporting exige, entre outras coisas, um campo de futebol de sete com relva natural ou sintética, balneários, um espaço para funcionamento de uma secretaria administrativa com ligação à internet e um local para os encarregados de educação. Os jovens têm ainda de utilizar o equipamento verde e branco que vem com um kit (de 75 euros), adquirido no início da temporada e que inclui a camisola Sporting, calção, dois pares de meias, saco desportivo, seguro e um cartão de atleta. “As coisas estão a correr bem. Estamos a trabalhar com os pés bem assentes na terra. Queremos formação de qualidade, não queremos ser apenas mais do mesmo. Isto é para ser visto de forma diferente”, conta o presidente do Oliveira, Paulo Figueira. E acredita que está será uma arma muito forte para potenciar um clube que já lançou jogadores como André Fontes ou Flávio que está nos espanhóis do Málaga.
Foto: http://easalges.blogspot.pt