Home - Últimas - Cada um dos 15 municípios da CIM-BSE vai receber uma viatura elétrica equipada como Unidade Móvel de Saúde

Cada um dos 15 municípios da CIM-BSE vai receber uma viatura elétrica equipada como Unidade Móvel de Saúde

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar 15 Unidades Móveis de Saúde (UMS) aos 15 municípios que integram  aquela comunidade. A acção resulta de uma candidatura financiada pelo Programa Operacional CENTRO  2020, designada “Unidades Móveis de Saúde para o território CIMBSE”, com um investimento  total 612.079 euros comparticipados em 85 por cento pelo FEDER.

“Esta iniciativa irá contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde, nomeadamente  na prestação de cuidados de saúde domiciliários primários, cuidados paliativos e doença mental.  Numa ótica de prevenção, as UMS poderão ainda ser utilizadas em acções educativas nas áreas  da toxicodependência, comportamentos de risco, saúde alimentar, diabetes, doenças  cardiovasculares, entre outras, de acordo com as necessidades identificadas”, explica a CIM em comunicado.

A Comunidade Intermunicipal refere que com esta iniciativa pretende implementar e reforçar o acompanhamento de proximidade, permitindo o  acesso a serviços de saúde e de apoio social com qualidade a utentes com acesso mais limitado,  contribuindo para minimizar as diferentes fragilidades e assimetrias existentes.  “As viaturas estão devidamente identificadas e encontram-se equipadas com nebulizador  ultrassónico portátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e  oxímetro, aparelho de electroestimulação portátil, andarilho, pedaleira e mala térmica. Conta  ainda com instalação elétrica na bagageira e quatro portas USB, espaços de arrumos, recipiente  fechado para colocação dos resíduos hospitalares de grupo de risco III e Grupo IV, recipiente  para colocação dos dispositivos médicos reutilizáveis e suporte para antissético líquido das mãos  e papel de limpeza”, explicam.

Manifestando preocupação  com a descarbonização do meio ambiente, a CIM destaca o facto de se tratarem de viaturas elétricas. “A utilização das UMS ficará a cargo de cada município e respetivo centro de saúde, mediante  dois protocolos assinados, (um com vista à colaboração para implementação do projeto das  UMS e um protocolo operacional de utilização destas unidades), entre a CIM-BSE, a  Administração Regional de Saúde do Centro I.P. (ARS Centro), a Unidade Local de Saúde da  Guarda E.P.E (ULS Guarda) e os 15 municípios”, explica.

Refira-se que a CIM-BSE é composta pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira,  Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas,  Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

LEIA TAMBÉM

Vírus da COVID-19 pode ser sazonal e ter relação com baixas temperaturas

O vírus que provoca a Covid-19 pode ser sazonal e estar relacionado com as baixas …

Cátia Alves promete responder “aos anseios dos que gostam de Alvoco das Várzeas”

O Espaço Coworking de Alvoco das Várzeas, recebeu a tomada de posse dos Membros da …