Home - Últimas - Câmara de Nelas paga totalidade dos medicamentos com receita médica à população mais carênciada

Câmara de Nelas paga totalidade dos medicamentos com receita médica à população mais carênciada

A Câmara Municipal de Nelas aprovou um protocolo para comparticipar medicamentos a munícipes que será celebrado com a Associação “Dignitude”. O programa designa-se por Abem – Rede Solidária do Medicamento, garantindo acesso a medicamentos prescritos por receita médica que, por vezes, não são adquiridos por razões de caráter económico.

“Este programa de apoio social abrange pessoas carenciadas ou em casos de inesperada carência económica, provocada por situações de desemprego repentino ou doença incapacitante, entre outras situações que mereçam ser analisadas, nos termos dos regulamentos e protocolos”, revela a autarquia.

A identificação dos beneficiários cabe ao Município de Nelas, em situações sinalizadas pela sua rede social. Este programa comparticipará a 100 por cento a medicação sujeita a receita médica e comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, não existindo ‘plafond’ máximo associado. Será atribuído a cada beneficiário um “cartão Abem” que permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia. A execução do programa, em articulação com a “Dignitude”, será lançada proximamente e comunicado à população.

“Na actual conjuntura de dificuldades económicas e nos agregados familiares com idosos e com pessoas com reformas extremamente baixas que têm de fazer um esforço financeiro enorme para adquirir determinados medicamentos, este apoio pode ser extremamente importante até para manutenção de condições mínimas de saúde e bem-estar”, acrescenta o Município.

LEIA TAMBÉM

Frio e neve para a próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para uma diminuição das temperaturas …

Motorista de Eduardo Cabrita acusado de homicídio por negligência

O motorista que conduzia o carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, …