Home - Região - Oliveira do Hospital - Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança Programa “Casa Digna” para apoiar cidadãos com dificuldades socioeconómicas
obras em casa

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança Programa “Casa Digna” para apoiar cidadãos com dificuldades socioeconómicas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) pretende lançar em Setembro o designado Programa “Casa Digna”, um projecto municipal que pretende apoiar a recuperação de casas e a criação de condições de habitabilidade. A iniciativa destina-se a pessoas com dificuldades socioeconómicas residentes no concelho há pelo menos um ano e espera contribuir para a resolução de problemas, já diagnosticados, de degradação do parque habitacional do concelho.

“Este programa, que se encontra em fase de consulta pública – o projecto de regulamento foi publicado no Diário da República no dia 9 de julho – , deverá começar a ser aplicado a partir do próximo mês de Setembro e vai ser desenvolvido pela câmara municipal, que tem vindo a fazer um levantamento sobre o estado de conservação e a determinar as prioridades de intervenção no parque habitacional, em cooperação com as juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social (IPSS)”, explica uma nota da autarquia.

Os destinatários a estes apoios solidários são moradores do Município de Oliveira do Hospital há pelo menos um ano, em situação comprovada de carência económica, e que não disponham de um rendimento mínimo per capita superior a 50 por cento da remuneração mínima nacional (RMN). No caso de agregados familiares isolados poderá atingir os 70 por cento da RMN.

O programa de apoio irá incidir, fundamentalmente, sobre obras de requalificação de habitações, como, por exemplo, reparações a nível dos telhados, portas ou janelas, intervenções nas cozinhas e casas de banho, criação de espaços para crianças ou eliminação de barreiras arquitetónicas em habitações ocupadas por pessoas com mobilidade condicionada.

LEIA TAMBÉM

Vereadores sociais-democratas abandonam reunião e acusam José Francisco Rolo “de incompetência e atitudes antidemocráticas”

Os vereadores da coligação PSD/CDS-PP abandonaram ontem a reunião do executivo da Câmara Municipal de …

“Bilhete Postal” desde o “Baloiço Sumido” na Cordinha. Autor: João Dinis, Jano

Ainda não há muito tempo, aliás na “onda” de iniciativas idênticas, houve quem tivesse e …