Home - Últimas - Camião da Esperança está de regresso à estrada no Algarve e aos testes à COVID-19

Camião da Esperança está de regresso à estrada no Algarve e aos testes à COVID-19

O Camião da Esperança está de regresso à estrada, percorrendo, entre os dias 9 de Julho e 14 de Agosto, as principais ruas e praias de seis municípios do Algarve: Portimão, Albufeira, Olhão, Tavira, Lagos e Lagoa. A iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve, tem como objectivo contribuir para o processo de informação e diagnóstico da covid-19 na região portuguesa mais procurada por turistas de todo o mundo durante as férias de verão. A equipa do Camião da Esperança presta aconselhamento em boas práticas de saúde pública, realiza testes e tem disponível um posto de enfermagem gratuito ao serviço de toda a população.

Depois da primeira missão, que percorreu 21 municípios e realizou mais de 2500 testes, o Camião da Esperança está de regresso, com uma equipa reforçada, para uma missão totalmente dedicada à região do Algarve. Com o foco em informar e testar, a missão pretende ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus e colaborar com a Região de Turismo do Algarve, e executivos municipais envolvidos, na projecção e recuperação internacional da imagem de excelência do Algarve como um destino limpo e seguro.

Para realçar os predicados únicos deste território, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, relembra que o Algarve “reúne todas as condições segurança e bem-estar para que os portugueses e estrangeiros continuem a eleger a região algarvia para as férias de verão. Os ativos do Algarve não desapareceram com a pandemia, continuamos a ter um clima excepcional, peixe e o marisco fresco, um mar fabuloso para experiências únicas e as melhores praias da Europa, além da Serra que permite um contacto ainda mais próximo com a natureza”.

O programa do Camião da Esperança contempla as seguintes localidades e datas:  Portimão – 9 a 13 de julho; Albufeira – 15 a 20 de julho; Olhão – 22 a 26 julho; Tavira – 28 de julho a 1 de agosto; Lagos – 3 a 7 de agosto; Lagoa – 9 a 14 agosto. Os serviços estão disponíveis entre as 9h00 e as 14 horas. O acesso à realização de testes é prioritária às situações indicadas pelos municípios ou pela Autoridade de Saúde, sendo possível, a qualquer utente, agendar a realização de um teste, sujeito a pagamento (molecular – 100€, serológico – 40€). O resultado do teste molecular (deteta a presença do vírus SARS CoV-2) está previsto em 24 horas. O resultado do teste serológico (deteta a presença de anticorpos, mas não permite diagnóstico) é imediato. O teste molecular está sujeito a prescrição e avaliação.

O Camião da Esperança é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve, e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira, com o apoio da TVI, Rádio Comercial, Galp, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.

LEIA TAMBÉM

Novo Mapa judiciário entra em vigor segunda-feira, Tribunal de Oliveira do Hospital reduzido Secção de competência genérica e Câmara só discutiu assunto a 24 de Julho

Tribunal iniciou julgamento de assaltantes de carrinha de Valores em Vila Nova de Poiares

O Tribunal de Coimbra começou hoje a julgar três homens e três mulheres acusados de …

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …