Home - Região - Local - Candidata mais idosa do país comemora 97 anos com a “família socialista” das autárquicas de 11 de Outubro

Candidata mais idosa do país comemora 97 anos com a “família socialista” das autárquicas de 11 de Outubro

Num almoço destinado a assinalar o seu 97º aniversário, Teresa dos Santos Lopes que, nas últimas eleições autárquicas virou fenómeno mediático por se ter candidatado, aos 96 anos, à Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira, teve este domingo casa cheia.

A família socialista compareceu em peso no repasto e o momento alto teve lugar quando a quase centenária senhora, ladeada pelo filho – o agora presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes – e por o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, viu várias dezenas de convidados cantarem os parabéns “à menina Teresa”.

Com a palavra sempre pronta na ponta da língua, a nonagenária de Vila Franca da Beira encetou um breve discurso de agradecimento e formulou um desejo, ao fazer votos para que daqui a quatro anos – em 2013 – estejam novamente todos juntos. Se assim for, nessa data, Teresa Lopes contará a bonita idade de 101 anos.

Nas últimas eleições autárquicas, a simpática anciã foi notícia nos principais órgãos de comunicação social do país e até a TV Globo difundiu a história no Brasil.

Tida como uma espécie de “mascote” dos socialistas, a progenitora de António Lopes ocupou, simbolicamente, o último lugar da lista com que o PS concorreu à Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira e a sua presença foi notada nalguns dos principais comícios da candidatura de Alexandrino. Afirmando que entrava na “corrida” para dar uma ajuda ao filho, Teresa Lopes surpreendeu a comunicação social pela forma como enfrentava as câmaras de televisão e articulava todo o seu discurso.

Um dia, quando um jornalista da SIC tentou inquirir as razões da sua entrada na política, a resposta saiu-lhe num segundo. “É para dar o exemplo às velhas da minha idade”, afirmou.

Não se cansando nunca de lembrar os tempos em que “comeu o pão que o Diabo amassou”, quando atravessou a Serra da Estrela desde Unhais da Serra até Vila Franca, Teresa Lopes teve oito filhos que geraram 20 netos. Tem ainda 32 bisnetos, e já viu nascer um trineto.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …