Home - Politica - Autárquicas 2013 - Candidato do CDS/PP à Câmara de Oliveira quer alargamento da Estrada da Beira

Candidato do CDS/PP à Câmara de Oliveira quer alargamento da Estrada da Beira

“Não chega piso novo”, constata o candidato do CDS/PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a propósito da tão reclamada requalificação da Estrada da Beira que, nos últimos meses tem dado sinais de profunda degradação, fruto do aumento do tráfego automóvel e pesado devido à introdução de portagens na A25.

O candidato que ainda na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital alertou para o estado “miserável” da via e para o perigo das “crateras” que são uma constante na estrada, pretende – numa audiência que já solicitou à Estradas de Portugal – alertar o organismo responsável pela manutenção da via, para a necessidade de se proceder a uma intervenção na EN17 que vá mais além do que a simples repavimentação.

“Deve ser requalificada, alargada e retificada em algumas curvas”, defende José Vasco Campos que, preocupado com a segurança dos condutores e populações servidas por aquela via, vai defender junto da EP a correção da estrada, onde pela sua perigosidade, algumas curvas já são conhecidas por “curvas da morte”.

A proposta do candidato do CDS/PP à Câmara Municipal surge numa altura em que a EP também já deu como certa a realização de um projeto destinado a uma intervenção considerada “prioritária”. “Então que se estude a possibilidade de a estrada ser retificada e alargada a três faixas”, sublinha José Vasco de Campos, referindo-se em particular ao troço entre o final do IC6 e a rotunda da Ponte de Santiago, no concelho de Seia.

Uma medida que o candidato justifica não apenas com o aumento de trânsito, em particular pesado – situação que não tem dúvidas de que se vai manter e até agravar – mas também com o facto de não perspetivar para um futuro próximo a construção do restante troço do IC6.

“Os 16 quilómetros de IC6 que existem demoraram 20 ano a fazer e, mesmo assim, foi no tempo em que havia dinheiro para o país investir e em que se fizeram estradas por todo o lado”, observa José Vasco Campos, certo de que o restante troço demorará talvez o dobro do tempo a construir. Uma realidade que, entende o candidato, não pode continuar a prejudicar os oliveirenses que continuam a não ter direito a estradas “dignas desse nome”. “A Estrada da Beira já não se coaduna e vai precisar de se ser requalificada”, sustenta José Vasco Campos, notando que no caso de vir a ser surpreendido com a construção do IC6, a Estrada da Beira continuará a ser uma via muito utilizada pelo trânsito local.

LEIA TAMBÉM

Portugal: e se não tiver de ser assim? O que é:… Autor: Elisabete Simões Oliveira

Percebo o desânimo. A falta de confiança. A desesperança. Percebo-as na rua, na vida de …

O “Debate quentinho” na Rádio Boa Nova entre Mário Alves e Alexandrino. Autor: João Dinis, Jano

A Rádio Boa Nova (RBN) está a promover, desde meados deste mês de Outubro, um …