Home - Últimas - Carlos Antunes concluiu que jovens dos 18 aos 24 anos são grupo com maior incidência de infeção e defende encerramento de escolas

Carlos Antunes concluiu que jovens dos 18 aos 24 anos são grupo com maior incidência de infeção e defende encerramento de escolas

Os jovens dos 18 aos 24 anos são o grupo etário com maior incidência de novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo um estudo do professor universitário oliveirense Carlos Antunes, que alerta para o agravamento da situação nos adolescentes. E lamenta que o Governo não tenha optado por  encerrar as escolas.

“Infelizmente, os nossos governantes, ao contrário dos de outros países, entendem que o prejuízo da saúde e da vida humana é menos importante que o prejuízo de suspender o ensino presencial”, escreve na sua página do facebook o professor da Faculdade de Ciências analisou o número de infetados registados nos últimos 14 dias tendo em conta o universo de cada um dos grupos etários em análise. Conclusão: “os jovens dos 18 aos 24 anos são o grupo com maior incidência de novos casos de covid-19″,  explica Carlos Antunes.

A análise compara o impacto nas crianças dos 0 aos 5 anos (pré-primário), dos 6 aos 12 anos (que frequentam o 1.º e 2.º ciclos), dos 13 aos 17 anos (3.º ciclo e secundário), dos 18 aos 24 anos (o que inclui os estudantes do ensino superior), dos 25 aos 65 anos (população ativa) e o grupo etário das pessoas com mais de 66 anos (população não ativa).

Os números revelam que por cada 100 mil habitantes com idades entre os 18 e os 24 anos, houve 1.552 novos infetados entre 03 e 17 de Janeiro. O especialista recorda que este grupo junta os estudantes do ensino superior, mas também todos os outros jovens que, mesmo tendo já deixado de estudar, são habitualmente quem mantêm uma vida social mais intensa.

A análise mostra ainda que os jovens dos 13 aos 17 anos passaram a ser o terceiro grupo etário com maior incidência acumulada dos últimos 14 dias.  “Estes dois grupos (13 aos 17 anos e dos 18 aos 24) foram os que mais viram a incidência crescer desde o início do ano”, alertou o matemático em declarações à Lusa, com base em dados atualizados no domingo.

LEIA TAMBÉM

Candidatos a deputados do PS por Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

Os candidatos a Deputados do PS à Assembleia da República pelos círculos eleitorais de Coimbra …

“Apelo a compromisso público para ser travado o processo dos projetos em curso de mineração, designadamente de Lítio”

Um conjunto de organizações decidiram escrever uma carta aberta aos partidos políticos e aos candidatos …