Home - Região - Oliveira do Hospital - Carlos Martins e Dulce Pássaro distinguidos com a medalha de ouro do município de Oliveira do Hospital

Carlos Martins e Dulce Pássaro distinguidos com a medalha de ouro do município de Oliveira do Hospital

“É um dia de festa que homenageia todos os oliveirenses. Os que vivem cá e aqueles que estão a trabalhar fora”. Foi assim que o presidente da autarquia definiu o feriado municipal de Oliveira do Hospital, assinalado no dia 7 de Outubro, precisamente por alegadamente ter sido nesse dia que chegou à cidade a notícia da implementação da República. E o momento serve anualmente para distinguir as personalidades da terra que a autarquia entende terem se distinguido ao longo da vida. Os galardões mais elevados, asDulce Pássaro medalhas de ouro do município, foram este ano atribuídos a Dulce Pássaro, ex-ministra do Ambiente do Governo de José Sócrates (o ex-Primeiro – ministro chegou mesmo a receber aplausos de parte da plateia quando foi mencionado de forma elogiosa pela homenageada) e ao futebolista Carlos Martins. Este último, foi o primeiro oliveirense a representar à selecção A e conta com passagens, entre outros, por dois dos clubes mais importantes do panorama desportivo nacional: o Sporting e o Benfica.

Foram ainda homenageados com a Medalha de Mérito Municipal: Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda, empresa que actua em três sectores: obras públicas, promoção imobiliária e combustíveis; António Fontes, obreiro do CERCAV – Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas, IPSS fundada em 1981 naquela freguesia; António Manuel Cardoso da Fonseca (título póstumo), que se destacou como empresário no ramo da construção civil e obras públicas do concelho de Oliveira do Hospital; Joaquim Carvalheira (título póstumo), professor primário e presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira; e Mário Luís da Costa que conta com mais de seis décadas como executante e maestro na Filarmónica Avoense.

_DCS0085 (Small)O município premiou também os melhores estudantes do concelho com Diplomas de Reconhecimento e promoção Escolar. João Pedro Lopes de Albuquerque foi distinguido como o melhor aluno do 10º ano, enquanto Inês Garcia recebeu o reconhecimento por ser aquela que teve melhor desempenho no 11º ano e Sebastião Barbosa arrecadou o prémio destinado ao aluno do 12º ano. Já Diana Pereira foi considerada a a aluna com mais mérito na EPTOLIVA e o prémio do ensino superior foi para Dulce Lopes que frequenta a ESTGOH. Na mesma sessão serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Oliveira do Hospital agradeceu ainda aos familiares de Júlia Fonseca pela oferta do seu espólio literário e um piano, elementos já disponíveis no Museu Dr. Simões Saraiva ao mesmo tempo que foi relembrada a dedicação de Júlia Fonseca na luta contra o cancro.

Finalmente, Casimiro Santos, da pizzaria L’artista, também recebeu um voto de reconhecimento e louvor. Este oliveirense fez parte da selecção portuguesa de pizzaiolos que venceu em Nápoles, entre os 16 países, o Troféu da melhor pizza do mundo. E o empresário prometeu trazer à cidade a selecção durante a próxima edição da Feira do Queijo Serra da Estrela do concelho.

LEIA TAMBÉM

Tuna Penalvense

Penalva de Alva comemora os 50 anos do 25 de Abril com realização do XII Sarau Musical

A Sociedade Recreativa Penalvense (SRP) acolhe no próximo dia 27 de Abril (Sábado) o XII …

Presidente da CM de Oliveira do Hospital promete tentar ajudar a encontrar um investidor para a Irsil e sensibilizar o Governo para os problemas do sector

O pedido de insolvência da empresa de Oliveira do Hospital IRSIL – Irmãos Silva deu …