Home - Últimas - Casal belga doou de instrumentos musicais a Penacova para ajudar a desenvolver cultura local

Casal belga doou de instrumentos musicais a Penacova para ajudar a desenvolver cultura local

O casal belga John Joris e Oetje Wauters doou ao Município de Penacova um conjunto de instrumentos musicais que a autarquia vai agora distribuir pela Escola de Artes e por outras instituições culturais do concelho. O casal de mecenas descobriu Penacova através de amigos e acabaram por comprar e recuperar uma casa numa das aldeias deste concelho.

Há um ano conheceram o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, e transmitiram a vontade de querer ajudar a desenvolver a cultura local, em especial o ensino da música. A ajuda materializou-se agora com a entrega de diversos instrumentos musicais e material áudio.

“Estamos eternamente gratos ao John e à Oetje por este gesto. Sabemos da sua dedicação a estas causas, sobretudo, noutros hemisférios e isto é mais uma prova do seu altruísmo. Esta doação de instrumentos vai enriquecer o ensino da música, da nossa Escola de Artes e ajudar alguns grupos culturais do concelho”, afirmou o autarca Álvaro Coimbra sobre o casal que actualmente em Hasselt, na Bélgica.

O casal tem-se distinguido por ter fundado, há alguns anos, a “Do Well”, uma instituição sem fins lucrativos que se tem dedicado a acções solidárias sobretudo em Mianmar, a antiga Birmânia. E, ao longo de mais de uma década, a “Do Well” fez várias doações (material escolar, medicamentos, roupa, material informático, cirurgias, etc.) naquele país asiático e contribuiu para o desenvolvimento de várias comunidades locais.

John Joris, recorde-se, tem também uma ligação ao mundo da música que fez com que tenha organizado concertos de cariz beneficente, ao lado de Joost Zweegers, conhecido cantor e compositor da banda Novastar.

LEIA TAMBÉM

“Caso nada se faça, a extinção destes hospitais [do interior, como o Sousa Martins, na Guarda] será o resultado previsível…”

O Sindicato Independente dos Médicos – SIM/Centro considera que situação a do Hospital Sousa Martins …

Presidente da AF Guarda não concorda com suspensão de 30 dias aplicada ao árbitro Rui Ventura

O presidente da direcção da Associação de Futebol da Guarda não concorda com o castigo …