Home - Outros Destaques - CDU em Oliveira do Hospital contra “estratégia mercantilista” da empresa Águas Públicas da Serra da Estrela

CDU em Oliveira do Hospital contra “estratégia mercantilista” da empresa Águas Públicas da Serra da Estrela

A CDU esteve na Feira de Oliveira do Hospital para denunciar aquilo que classifica de “ruinosa agregação das águas na empresa intermunicipal Águas Públicas da Serra da Estrela e as suas consequências”, reafirmando a sua luta pela defesa da água pública. “A democraticidade no acesso à água e a necessidade de políticas públicas de defesa da água pública, bem como a gestão e controlo municipal do fornecimento de água é essencial para a qualidade de vida da população de Oliveira do Hospital” defendem, frisando também a importância do prolongamento do IC6, e da melhoria de outras vias de acesso a zonas serranas.

“A CDU alerta para os perigos e consequências da agregação de sistemas de fornecimento de água com outros municípios, como aconteceu recentemente em Oliveira do Hospital com a criação da empresa intermunicipal Águas Públicas da Serra da Estrela. Este constitui mais um passo no sentido da privatização deste recurso essencial, sendo uma estratégia mercantilista para ganhar escala, para que seja rentável a sua venda, como já aconteceu em muitos outros pontos do país”, dizem, sublinhando que o acesso condicionado a Fundos Comunitários apenas para municípios que integrem sistemas intermunicipais “é uma opção política do Governo PS de favorecimento ao negócio da água, que a CDU rejeita veementemente”.

Sublinhando que o aumento do preço dos serviços, bem como a deterioração dos mesmos serão consequências que a população de Oliveira do Hospital sentirá a curto prazo, a CDU alerta que as consequências do aumento da factura da água terão expressão não só para os munícipes, como também para as pequenas e médias empresas do concelho. “Numa altura de particular dificuldade, este constitui mais um ataque às populações, aos pequenos negócios e aos serviços públicos”, sublinham.

“Prolongamento do IC6 é uma urgência”

A CDU considera igualmente necessário e possível continuar a obra do IC6. “Sim, para continuar a Obra do IC6 – obra importante para o nosso Concelho e Região – basta haver, de facto, vontade política do Governo PS! E a propósito desta Obra do IC6, já basta de tanta promessa e de tanta propaganda eleiçoeiras, promessas que têm sido feitas mas não cumpridas pelos sucessivos Governos de PS e também de PSD e CDS/PP durante os últimos 15 anos pelo menos”!

Referindo que com o aproximar das Eleições Autárquicas deste ano de 2021, a CDU alerta para as repetidas promessas do “PS e Governo” sobre o avanço da obra para “lavar a cara aos seus candidatos às Eleições Autárquicas que, comprometidos, reproduzem essa mesma propaganda como se fossem o eco do Governo (PS)”. “Porém, promessa atrás de promessa por cumprir, o mais que para já conseguem é fazer com as Populações digam:-‘Lá estão eles (PS) outra vez a prometer o IC6… muito provavelmente, para voltarem a não cumprir as promessas!’”

O PCP e CDU reclamam ainda recuperação do IP3 sempre sem o pagamento de Portagens! “Mas também se reclama a recuperação das Estradas Regionais e Municipais que ligam os Concelhos uns aos outros e que ligam as Povoações umas às outras!”, rematam.

LEIA TAMBÉM

Fernando Tavares Pereira quer fixar população, atrair investimento e apoiar natalidade em Tábua

O candidato Fernando Tavares Pereira apresentou ontem os candidatos que o acompanham na corrida à …

Coligação PPD/PSD.CDS-PP candidata às autarquias de Oliveira do Hospital apresenta no domingo os seus candidatos

A Coligação PPD/PSD.CDS-PP “Unidos para Construir o Futuro” vai apresentar publicamente os candidatos à Assembleia …