A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai aplicar 16 medidas de apoio às famílias, comércio local, instituições e empresas para compensar os efeitos da pandemia da COVID-19. A autarquia vai isentar as tarifas de água, saneamento e RSU, nos meses de Abril e Maio, a todas as IPSS, centros de dia, creches, cafés, restaurantes e empresas do concelho, que tenham sido afetados no seu normal funcionamento durante o período de confinamento da população. E vai ainda apostar em medidas directamente vocacionadas para apoiar as famílias.
“Suporte na educação à distância, ação social, transporte de medicamentos, alimentação, apoio aos produtores e pastores com plataformas de comércio digital, proteção civil”, descreve a autarquia num comunicado, sublinhando que se trata de um processo aberto em que o município estará disponível para adoptar outras medidas que “venham a ser necessárias e possíveis”.
“Entendemos que esta pandemia, sendo um problema comum, não nos afeta a todos de igual modo, sobretudo no que concerne aos rendimentos. Por isso, generalizar certas medidas, (isenção ou redução da fatura da água, isenção ou redução de impostos…), é algo socialmente MUITO INJUSTO e incorreto. Interrogo-me: Porque razão o meu agregado familiar deve beneficiar de reduções se não teve qualquer redução no rendimento mensal? E tantos outros Cada caso é um caso”, sublinha Carlos Ascensão. “Por isso, de forma aberta e dinâmica, decidimos olhar para cada pessoa em concreto e respondermos, então, em função das necessidades em específico, em articulação com outras instituições e outros eventuais apoios. Esta é uma convicção de justiça social e não alinhamos em oportunismos políticos de circunstância”, conclui.
As medidas são as seguintes: