Home - Últimas - Celorico da Beira vai inaugurar a obra Casas do Castelo no Feriado Municipal

Celorico da Beira vai inaugurar a obra Casas do Castelo no Feriado Municipal

O município de Celorico da Beira inaugura na segunda-feira (12h30), dia do Feriado Municipal, que coincide com a data de nascimento de Sacadura Cabral, o projecto “Casas do Castelo”, uma estrutura que faz a ligação da principal artéria da vila com o castelo. As comemorações do Feriado Municipal de Celorico da Beira que, coincidem este ano com as celebrações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, em 1922, vão decorrer entre hoje e segunda-feira e incluem inaugurações, cerimónias oficiais, lançamentos de livros e actividades culturais, entre outras iniciativas.

O presidente da autarquia de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, que a requalificação do espaço “Casas do Castelo”, que resultou da reabilitação de dois imóveis adquiridos pelo município, custou 550 mil euros e teve uma comparticipação comunitária de 85 por cento. Com esta obra, o autarca considera que o município criou “um espaço que dá uma acessibilidade ao castelo bastante interessante e também serve de espaço de interpretação do castelo e espaço museológico”. O espaço “Casas do Castelo” é considerado por Carlos Ascensão como “uma mais-valia” para dinamizar o turismo local, por fazer a ligação com o castelo da vila e possibilitar a realização de “mais visitas” ao monumento.

A comemoração do dia de Feriado Municipal tem início, pelas 10h30, realiza-se o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral, o descerramento de uma placa comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e a inauguração das “Casas do Castelo” e da exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Durante a tarde haverá um momento musical (17h00) e o lançamento do livro “A grande aventura – Na primeira travessia aérea do atlântico Sul”, de Mário Correia (17h30). As comemorações terminam pelas 21h30 com a actuação da Banda de Música da Força Aérea (Centro Cultural).

Mas as comemorações começam hoje com a inauguração de uma exposição itinerante comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, pelas 18h00, no Centro Cultural, seguindo-se, às 21h30, o espectáculo de dança “Sacadura, a conquista além dos Céus”. No sábado, pelas 9h00 decorrerá o simpósio “Sacadura Cabral e a Travessia Aérea do Atlântico Sul, a apresentação do livro “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul 1922”, de Marco Pitt (17h00), e  (21h30) o espectáculo de teatro “O Céu de Sacadura”. O programa para domingo inclui uma caminhada e uma prova de orientação, um concurso de lançamento de aviões de papel (15 horas) e o espectáculo musical comunitário “Travessia” (21h30).

LEIA TAMBÉM

CM de Seia distinguiu os melhores alunos do concelho com um diploma e um cheque de 300 euros

A Câmara Municipal atribuiu hoje prémios aos melhores alunos de cada nível de ensino no …

Fernando Tavares Pereira diz estar a ser vítima de discriminação

Limpezas das ruas no Coito, Midões, concelho de Tábua, são….cirúrgicas “Há uma discriminação total na …