Home - Sociedade - Saúde - Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai integrar agrupamento e perder direcção local
Com a integração prevista no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital deverá passar a ser dirigido pelo director do respectivo agrupamento, perdendo assim a figura do director local, actualmente ocupada por Aldina Neves.

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai integrar agrupamento e perder direcção local

Segundo informação avançada hoje pelo Diário As Beiras, esta é a regra a aplicar na generalidade dos centros de saúde que integram as ACES que vão substituir as sub-regiões de saúde, com a particularidade de passarem a ter uma gestão autónoma, com um director que irá gerir todos os centros de saúde sob a sua alçada.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro já concluiu a proposta que dita a inclusão dos actuais 78 centros de saúde dos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu em 18 agrupamentos. Segundo aquele diário, a proposta – que aguarda aprovação por parte do ministério da Saúde – obedeceu a um critério populacional, índice de concentração urbana, índice de envelhecimento, acessibilidades das pessoas a cuidados hospitalares, divisão administrativa do território e NUT III.

À revista “Médico de Família”, o presidente da ARS Centro, João Pedro Pimentel justificou a escolha dos ACES com critérios como “as afinidades geodemográficas, as acessibilidades, as respectivas referenciações para hospitais, os recursos humanos e os equipamentos de saúde disponíveis”.

No distrito de Coimbra deverão ser criados quatro ACES, sendo que no do Pinhal Interior, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital surge ao lado dos congéneres de Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela.

LEIA TAMBÉM

Rússia detectou primeiro caso de transmisão a humanos de estirpe do vírus da gripe das aves

A Rússia anunciou hoje que detetou o primeiro caso de transmissão a humanos da estirpe …

Indice de transmissibilidade do SARS-CoV-2 já está negativo em Portugal e há redução de casos em todo o país

O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,66, representando uma tendência …