Home - Últimas - Centro Hospitalar da Cova da Beira está a utilizar novos testes rápidos para situações urgentes

Centro Hospitalar da Cova da Beira está a utilizar novos testes rápidos para situações urgentes

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a utilizar novos testes rápidos para diagnóstico da covid-19, que permitem obter resultados em apenas 45 minutos. Este tipo de testes é reservado  a situações especiais, como grávidas com parto iminente ou cirurgias.

“A realização destes testes rápidos pelo método RT-PCR vai analisar a presença de COVID-19 em secreção respiratória e será aplicada em situações especiais, tais como grávidas com parto iminente sem diagnóstico conhecido de covid-19, cirurgias e exames emergentes e ainda outras situações referenciadas como tal”, detalha. O CHUCB explica que a tecnologia que permite processar com “grande celeridade amostras de zaragatoa é particularmente importante porque, ao melhorar os tempos de resposta, ajudará a aliviar a pressão exercida em situações de maior afluência aos serviços de saúde”.

A informação aponta ainda a relevância destes testes para os “casos em que a rapidez de diagnóstico é fundamental”, de modo a garantir a segurança de doentes e de profissionais de saúde. Segundo o referido, desde o início da pandemia, já se realizaram naquela unidade de saúde mais de dois mil testes de diagnóstico à covid-19.  O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão.

LEIA TAMBÉM

Autárquicas deste ano com menos cerca de 90 mil eleitores que em 2017

O diploma publicado hoje em Diário da República, com dados obtidos através da base central …

Buscas por criança desaparecida concentradas na zona onde foram encontradas pegadas

As buscas pelo menino com dois anos que desapareceu ontem de manhã, em Proença-a-Velha (concelho …