A abertura, no edifício onde já está a funcionar um ginásio, deve ocorrer ainda este mês ou no início de Abril
Depois de cerca de 18 anos encerradas, o concelho de Celorico da Beira vai contar ainda este mês ou no início de Abril com abertura das piscinas municipais cobertas, instaladas num edifício que alberga também um ginásio equipado com os mais aparelhos evoluídos e ainda um espaço para a prática de outras actividades, como aulas de “ballet”. A estrutura implicou um investimento a rondar os 800 mil euros, com uma aposta nos mais modernos métodos de eficiência energética. A piscina é semiolímpica, tem 25 metros e seis pistas, o que lhe permite para receber provas oficiais.
“As piscinas já deveriam de estar a funcionar ainda antes das eleições autárquicas. Tal não foi possível, mas vão ficar ao serviço da comunidade ainda este mês ou no início de Abril”, explica o presidente da autarquia eleito pelo PSD, Carlos Ascensão, salientando que está tudo em condições, faltando apenas pequenos acertos. “Fomos muito criticados, umas vezes com razão outra sem ela. Fomos também afectados pela falta de matérias primas e de mão de obra, o que acabou por ter algumas vantagens porque, entretanto, foram surgindo equipamentos mais evoluídos que conseguimos incorporar no projecto, embora com alguma demora devido à burocracia existente na CCDR e nos restantes órgãos. Achámos que valia a pena. Estamos aqui para servir da melhor forma as pessoas e não para olhar para o calendário eleitoral”, assinala.
As piscinas e o ginásio, segundo o autarca, oferecem outra atractividade ao município. “Neste momento, a nossa população tinha de se deslocar para concelhos vizinhos, agora acreditamos que pessoas dos outros municípios é que se podem sentir tentadas a vir aqui usufruir da qualidade destes equipamentos”, frisa o autarca, sublinhando que o funcionamento da estrutura, quando estiver em velocidade de cruzeiro, vai ter horários que permitam a utilização a todos os munícipes, seja em horário normal ou pós laboral. “Sempre numa lógica de racionalidade de meios que se irá ajustando, porque temos de ter em conta os encargos de funcionamento. Mas vamos servir todos os celoricenses”, assegura.
O ginásio, explica Carlos Ascensão, que já se encontra a funcionar com equipamentos topo de gama e várias valências conta já com mais de uma centena de utilizadores. “É que além da qualidade, este espaço oferece uma vista extraordinária para o vale e para o castelo e preços muito convidativos: 25 euros mensais em regime livre e 18 euros para duas utilizações semanais”, conta o autarca que ainda não divulgou os preços para a utilização da piscina. “Mas não serão impeditivos para ninguém”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
