Home - Nacional - Céu muito nublado e períodos de chuva

Céu muito nublado e períodos de chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte até meio da tarde no Minho e Douro Litoral, onde passará gradualmente a regime de aguaceiros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando até ao início da tarde moderado a forte, com rajadas da ordem de 70-90 km/hora, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e forte, com rajadas da ordem de 90-100 km/hora, nas terras altas e subida da temperatura mínima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã no Alto Alentejo, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir da manhã no litoral e por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde e vento em geral fraco de sudoeste, sendo moderado nas terras altas.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e vento oeste muito fresco a forte com rajadas até 80 km/h, rodando para noroeste.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e Évora prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Leiria 15, Faro e Beja 17, Castelo Branco, Portalegre e Vila Real 12, Bragança 10, Guarda 7, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 14, Santa Cruz das Flores 13 e Funchal vinte e um.

Dez distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, com ondas até nove metros, informou o IPMA. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.
O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje. Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.
Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

Lusa/sol

anuncioseixo

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …