Home - Últimas - Protecção Civil alerta para chuva e vento forte para amanhã no Norte e Centro
Chuva, vento e trovoada durante toda a semana

Protecção Civil alerta para chuva e vento forte para amanhã no Norte e Centro

A Protecção Civil alertou hoje ao final da tarde a população para as previsões de chuva e vento para amanhã. Estas condições climatéricas podem causar cheias, inundações e deslizamento de terras, principalmente nas regiões do Norte e Centro, podendo acumular mais de 10 milímetros numa hora ou 30 milímetros em seis horas no Minho e Douro Litoral, entre o fim da madrugada e o meio da tarde, e que podem ser acompanhados de trovoada.

Face a esta situação, a Protecção Civil alerta para a eventual ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, e de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras, deslizamentos e derrocadas motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, e arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos.

A Protecção Civil sugere ainda à população a adopção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, fixação de estruturas soltas e especial cuidado na circulação e junto de áreas arborizadas e em zonas ribeirinhas. Segundo a ANEPC, deve ser também adoptada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

LEIA TAMBÉM

Duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu deve arrancar em 2023, diz o Governo

O Ministério das Infra-estruturas disse hoje esperar que as obras da empreitada de duplicação do …

PS rejeita proposta do PCP para prolongamento do IC6 de Tábua à Covilhã

O PCP disse hoje que a sua proposta para incluir no Orçamento do Estado de …