Home - Outros Destaques - CIM da Região de Coimbra vai receber 50 mil testes à Covid-19 para aplicar em lares

CIM da Região de Coimbra vai receber 50 mil testes à Covid-19 para aplicar em lares

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai receber na segunda-feira uma encomenda de cerca de 50 mil testes à covid-19 para aplicar aos profissionais de lares dos 19 municípios, foi hoje anunciado. A  CIM da Região de Coimbra está a fazer rastreio aos profissionais que trabalham em lares de idosos, utilizando dois testes diferentes ao mesmo tempo, para garantir “uma margem de fiabilidade elevada”, afirmou o presidente da entidade e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que falava aos jornalistas após uma apresentação da metodologia utilizada a membros do Governo.

Segundo o responsável, a metodologia, que envolve dois testes diferentes e um terceiro caso seja necessário, já foi aplicada, a título experimental, em três municípios desta CIM, tendo posteriormente avançado para lares considerados como mais prioritários. A partir da próxima semana, com a chegada de cerca de 50 mil testes, será possível a massificação da metodologia, avançou José Carlos Alexandrino.

Presente na sessão de apresentação, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, salientou o facto de os 19 municípios se terem envolvido para este rastreio que envolve dois tipos de teste, considerando que pode ser um exemplo. “É uma metodologia que tem que ser avaliada para termos mais confiança nela”, referiu, sublinhando que a metodologia foi desenvolvida pela Administração Regional de Saúde do Centro e validada pelo Infarmed.

Já na Universidade de Coimbra, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho assinou um protocolo com aquela instituição do ensino superior para aumentar a capacidade de testes para o programa nacional para rastrear profissionais de lares e utentes com sintomas. De acordo com Ana Mendes Godinho, já foram realizados, a nível nacional, mais de 17 mil testes no âmbito desse programa, que prevê chegar a um universo de 70 mil pessoas, num espaço de 30 dias.

LEIA TAMBÉM

Assessor do candidato do PS, Henrique Barreto, insultou de “forma obscena” cabeça de lista do PSD-CDS/PP

O líder do partido Chega em Oliveira do Hospital conta o que se passou, no …

A angústia de um produtor oliveirense de queijo Serra da Estrela DOP que pondera abandonar a actividade no final do ano

O pastor Paulo Rogério é um dos maiores produtores de queijo da Serra da Estrela …