Home - Últimas - CIM Viseu Dão Lafões investiu 2,5 milhões de euros na digitalização e lança Portal do Munícipe

CIM Viseu Dão Lafões investiu 2,5 milhões de euros na digitalização e lança Portal do Munícipe

A CIM Viseu lançou o Portal do Munícipe que vai permitir à população e empresas interagir com as autarquias da Região durante 24 horas por dia, sete dias por semana, graças aos serviços que passam a estar on line. Desenvolvido em estreita colaboração com os municípios de Viseu Dão Lafões, o Portal do Munícipe vem modernizar a interacção entre as autarquias e os munícipes. O portal já está disponível em seis municípios e implica um investimento de 2,5 milhões de euros.

Esta nova ferramenta aposta no reforço da proximidade, propondo, entre outras valências, o acesso online aos serviços municipais e a possibilidade de acompanhamento dos mesmos, merecendo destaque: a Facturação Electrónica, o Construtor de Processos Urbanísticos, o Orçamento Participativo, o GeoPortal, ou ainda, o Catálogo da Biblioteca Municipal.

“Esta nova plataforma digital, que congrega todos os meios e ferramentas de comunicação e interacção entre o município e os munícipes, assume-se enquanto uma ferramenta de eleição na melhoria da transparência, da eficiência e da qualidade dos serviços prestados, contribuindo para a promoção do envolvimento dos cidadãos na gestão dos territórios”, refere um comunicado. Promove ainda a desmaterialização de processos em papel, à qual está associada uma preocupação ambiental, criando uma alternativa mais sustentável, eficiente e económica aos processos até agora submetidos exclusivamente em papel.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no contexto da candidatura “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, catorze municípios”, que conta com um investimento global superior a 2,5 milhões de euros, o Portal do Munícipe vem dar continuidade a diversas iniciativas intermunicipais de promoção do governo electrónico e de modernização e capacitação da administração local.

“Numa era de permanente evolução tecnológica, a CIM desde cedo assumiu, como sua prioridade, a modernização e inovação administrativa, sendo nosso entendimento que os serviços públicos devem ser parte activa desta transformação”, refere o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.  “Ao longo dos anos, tem sido nosso timbre uma forte aposta em diversas iniciativas de modernização administrativa, é neste contexto que disponibilizamos mais uma plataforma que proporcionará aos nossos municípios um salto qualitativo na gestão da sua relação com os diversos agentes do território, dando uma resposta mais atempada e eficaz às necessidades dos cidadãos e empresas”, concluiu Fernando Ruas.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …