Home - Últimas - CM de Celorico da Beira combate vespa-das-galhas-do-castanheiro com largada de insetos

CM de Celorico da Beira combate vespa-das-galhas-do-castanheiro com largada de insetos

A Câmara Municipal de Celorico da Beira procedeu a 12 largadas de insetos parasitoides para combater a praga das vespas das galhas do castanheiro. Este é o único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo da Vespa-das-Galhas-do-Castanheiro e a Câmara Municipal irá monitorizar o resultado destas largadas e continuará, ao longo dos próximos anos, a garantir os recursos necessários para esta luta.

O inseto Dryocosmus kuriphilus, designado por vespa-das-galhas-do-castanheiro, ataca os exemplares arbóreos dos castanheiros (Castanea), induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, o que provoca uma redução drástica na produção e qualidade da castanha (entre 60 a 80%) conduzindo, por consequência, ao declínio dos castanheiros.

O inseto parasitóide (Torymus sinensis), que se alimenta das larvas da vespa e tem um raio de atuação de cinco quilómetros, por seu lado, é a melhor forma de lutar contra esta praga. A reversibilidade do efeito nefasto nos castanheiros só é visível seis a sete anos após a introdução do referido inseto.

LEIA TAMBÉM

GNR de Viseu deteve sete assaltantes

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Viseu deteve, ontem, sete homens, com …

Direito de resposta da notícia publicada na edição do “Correio da Beira serra”, datada de 3 de Junho, com o Título “MÉDICO DA ASTRAZENECA EM JULGAMENTO MILIONÁRIO NO TRIBUNAL DE TÁBUA”.

Eu, Hugo Gomes da Silva, venho por este meio exercer o direito que me assiste …