Home - Últimas - CM de Celorico da Beira combate vespa-das-galhas-do-castanheiro com largada de insetos

CM de Celorico da Beira combate vespa-das-galhas-do-castanheiro com largada de insetos

A Câmara Municipal de Celorico da Beira procedeu a 12 largadas de insetos parasitoides para combater a praga das vespas das galhas do castanheiro. Este é o único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo da Vespa-das-Galhas-do-Castanheiro e a Câmara Municipal irá monitorizar o resultado destas largadas e continuará, ao longo dos próximos anos, a garantir os recursos necessários para esta luta.

O inseto Dryocosmus kuriphilus, designado por vespa-das-galhas-do-castanheiro, ataca os exemplares arbóreos dos castanheiros (Castanea), induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, o que provoca uma redução drástica na produção e qualidade da castanha (entre 60 a 80%) conduzindo, por consequência, ao declínio dos castanheiros.

O inseto parasitóide (Torymus sinensis), que se alimenta das larvas da vespa e tem um raio de atuação de cinco quilómetros, por seu lado, é a melhor forma de lutar contra esta praga. A reversibilidade do efeito nefasto nos castanheiros só é visível seis a sete anos após a introdução do referido inseto.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Montemor-o-Velho sucede a José Carlos Alexandrino na presidência da CIM Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, é o novo presidente do Conselho …

Seia: casos de COVID-19 continuam a aumentar e há mais uma vítima mortal

O concelho de Seia somou nos últimos dias mais 36 casos de COVID-19, somando já …