Home - Outros Destaques - CM de Oliveira do Hospital vai patrocinar curso de nadador-salvador para evitar problemas que ocorreram na última época balnear
Oliveira do Hospital comemora Dia Internacional da Juventude nas piscinas

CM de Oliveira do Hospital vai patrocinar curso de nadador-salvador para evitar problemas que ocorreram na última época balnear

O Município de Oliveira do Hospital vai patrocinar um curso de nadador-salvador, em parceria com a ANS – Os Delfins, procurando desta forma evitar o problema que afectou a época balear de 2022 em que houve praias e piscinas que tiveram a sua acção comprometida por falta destes profissionais.  O vereador da oposição Francisco Rodrigues, recorde-se, na altura, acusou o executivo socialista liderado por José Francisco Rolo de não se ter precavido precisamente com a realização de um curso, adiantando ainda que assim “colocou em causa a abertura de algumas estruturas e a segurança dos banhistas”.

O curso decorrerá em Oliveira do Hospital entre 2 de Maio e 7 de Junho, nas Piscinas Municipais. “Investe nesta formação que confere habilitação técnica a profissionais com elevada procura, sobretudo na época balnear”, solicita a autarquia na sua página oficial do facebook. O curso terá uma uma carga de 150 horas “e terá uma duração de aproximadamente um mês e uma semana” em “horário pós-laboral, das 19h00 às 23h30 horas, de segunda a sexta”. Podem vir a existir aulas ao sábado de manhã, caso o formador ache pertinente. Um Exame Final do Curso de Nadador Salvador decidirá se o candidato tem ou não aproveitamento no curso. O Exame de admissão, diga-se, só se realizará o caso de existirem o mínimo 15 candidatos, daí o conselho da autarquia aos interessados para consultarem as condições de acesso e para realizarem a inscrição online  no site: https://www.ans-delfins.com/formacao/nadadorsalvador.

No ano passado, recorde-se, as piscinas do Seixo da Beira estiveram encerradas boa parte do tempo precisamente por falta de nadador-salvador. A Junta de Freguesia daquela localidade esclareceu, já no final de Julho de 2022, que as suas “piscinas se encontravam encerradas, não por falta de vontade ou desinteresse do Executivo, mas, apenas e só, por falta de Nadador-Salvador”. A autarquia explicava mesmo que havia viabilidade financeira e o encargo com o salário daquele profissional estava “previsto no Orçamento da Junta de Freguesia”. Mas não havia profissionais disponíveis.  “A manutenção continua a ser feita, com todos os encargos daí decorrentes e a água está em condições para que a piscina possa ser usada. Abrimos concurso para colocação no final do mês de Abril e estamos em contacto com o ISN. No entanto, não iremos arriscar vidas humanas se não tivermos certeza das condições de segurança”, sublinhavam na altura, frisando que “a exigência de um Nadador-Salvador na piscina não é uma ‘birra’ da Junta, mas sim uma obrigação legal”.

LEIA TAMBÉM

Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril todos os eleitos daquela autarquia após 1976

A Junta de Freguesia de Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril …

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos …