Home - Últimas - CM de Penacova destruiu 360 ninhos de vespa asiática e espalhou 400 novas armadilhas

CM de Penacova destruiu 360 ninhos de vespa asiática e espalhou 400 novas armadilhas

A CM de Penacova destruiu este ano 364 ninhos de vespa asiática, número ao qual se acrescentam mais 103 ocorrências de ninhos já desactivados, eliminados ou simplesmente inexistentes. O número, refere a autarquia, tem vindo a aumentar significativamente de ano para ano, sendo que em 2017, no território de Penacova foram desactivados 106 ninhos, e em 2018 cerca de 239. Nos anos seguintes de 2019 e 2020, continuou o aumento do número de ninhos desactivados, fixando-se em 321 e 362 respectivamente.

O município, através de uma equipa da Protecção Civil Municipal e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penacova, tem congregado esforços no sentido de eliminar novos focos e prevenir a dispersão da espécie a outras áreas do concelho menos afectadas. Para o efeito, foram colocadas em locais estratégicos, cerca de 400 armadilhas de captura, com isco açucarado, ao longo de toda a área geográfica do concelho.

O vereador do Ambiente, António Magalhães Cardoso, sublinha que “as armadilhas colocadas só são eficazes se existir uma correcta manutenção”, e por essa simples razão, “o Serviço Municipal de Protecção Civil ficou incumbido, não só da colocação das armadilhas, mas também de todo o processo de substituição e posterior recolha para evitar a proliferação de plásticos indesejados pelo território”.

Afirma ainda que a autarquia “envidará todos os esforços, para que em conjunto com os apicultores, agricultores e comunidade em geral, se faça uma identificação e eliminação correcta dos ninhos para conter esta ameaça que é um sério risco, não só para a saúde pública, mas para o ecossistema, podendo originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade”. A vespa velutina tem vindo a prejudicar toda a actividade agrícola e apícola, principalmente pelo efeito indirecto na diminuição da actividade polinizadora das abelhas.

Para este combate à vespa asiática Penacova beneficiou de uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), onde foram demonstradas as boas práticas do município na destruição de ninhos, de acordo com o Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e os registos efectuados na plataforma online desenvolvida pelo ICNF (http://stopvespa.icnf.pt/).

A câmara municipal de Penacova relembra que a localização dos ninhos de vespa velutina devem ser comunicados através do site http://stopvespa.icnf.pt/ ou junto do Serviço Municipal de Protecção Civil através do número 910727857 e/ou para o email geral.smpc@cm-penacova.pt

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Tondela condenado a cinco anos de prisão e perda de mandato

O Tribunal de Viseu condenou hoje o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus …

Aldeias Históricas de Portugal premiadas em Espanha como o melhor destino português

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de ser distinguidas com o galardão “Turismo Português” na …