Home - Últimas - Cobertor de Papa da Serra da Estrela entre os vencedores do Tradições da EDP

Cobertor de Papa da Serra da Estrela entre os vencedores do Tradições da EDP

O projecto Papachurra, que promove a produção de cobertores feito com lã churra de ovelha, uma actividade em risco de extinção, na Serra da Estrela, está entre os dez projectos vencedores da quarta edição do ‘Tradições’ da EDP, um dos mais importantes programas de apoio à cultura popular portuguesa. Os dez projectos, selecionados num total de 68 candidaturas, vão agora receber apoios num total de 213 mil euros para poderem desenvolver iniciativas que contribuam para preservar e promover tradições ancestrais, muitas delas em risco de desaparecimento.

O projecto Papachurra procura revitalizar o Cobertor de Papa Artesanal de Lã de ovelha Churra que se encomntra em perigo de extinção. O cobertor de papa é um produto artesanal obtido a partir da lã churra de ovelha. Trata-se de um agasalho natural de grande qualidade que, para além de ainda ser usado por muitos portugueses e conhecedores das qualidades deste produto, também é aplicado em decoração, com ou sem pelo.

Este produto encontra-se em vias de extinção, mas ainda é produzido,  por exemplo, em Maçainhas, concelho da Guarda, de forma artesanal e fiel às tradições e cultura. Existem diferentes cobertores de papa, de acordo com os padrões e cores usadas: manta do pastor, manta lobeira, cobertor bordado.

Outro dos projectos vencedores é o Roteiros de Saberes e Sabores, que pretendem identificar e promover património e costumes em vias de extinção na região de Lares, no centro do país. Ou a Escolinha de Seda, em Freixo de Espada à Cinta (o único local da Península Ibérica onde a seda ainda é trabalhada à mão.

Os apoios nesta edição, num total de 213 mil euros, envolvem iniciativas e tradições típicas de diferentes regiões portuguesas, escolhidas não apenas pela sua relevância histórica e social para as comunidades, mas também pelo impacto que podem ter na criação de emprego, na dinamização da economia local e na própria sustentabilidade das regiões.

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …