Home - Educação - Comenius levou Cordinha a Itália

Comenius levou Cordinha a Itália

 

… deslocou-se a Itália, mais propriamente a Santeramo in Colle, uma pequena comarca da província de Bari.

O programa desta visita, da responsabilidade da escola anfitriã, 2º Circolo Didattico S. Francesco d’Assisi, proporcionou visitas a vários locais emblemáticos do património natural e construído da região de Puglia, destacando-se o parque natural da Alta Murgia, a reserva natural Le Cesine e dois conjuntos arquitetónicos classificados como património mundial da UNESCO, Matera e Alberobello.

Para além do património, os participantes visitaram ainda várias instituições de ensino de Santeramo in Colle e participaram em atividades didáticas, culturais e recreativas, trocando experiências e conhecendo realidades diferentes, contribuindo assim para aprofundar a ideia de uma Europa multicultural.

Como suplemento ao programa oficial e aproveitando, professores e alunos da Cordinha puderam ainda conhecer o centro histórico de Bari e alguns dos locais mais emblemáticos da “cidade eterna”, Roma. Para o Agrupamento de Escolas da Cordinha, a parceria interescolas Comenius é uma forma diferente de proporcionar a esta comunidade educativa, visões do mundo global cada vez mais global.

“É um privilégio para a escola da Cordinha poder visitar e estar em contacto com outras escolas, outros sistemas educativos e permitir que outros alunos de outros países possam também descobrir o que de bom existe por estas paragens”, adianta a direção da Escola, verificando que “estas experiências têm sido extremamente enriquecedoras a todos os níveis, verificando-se um entusiasmo enorme no semblante e nas palavras de todos aqueles que nelas participam”.

LEIA TAMBÉM

Os pais da exclusão: o choque de civilizações. Autor: Renato Nunes

O (escasso) debate entre David Rodrigues e Luís de Miranda Correia, no passado mês de …

Oito meses depois, ministro da Educação confirma intervenção no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e remoção das placas de amianto

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, confirmou hoje na visita que realizou a Oliveira …