Home - Outras notícias - Concelho de Nelas tem um caso positivo de COVID-19 e município activou Plano Municipal de Emergência  
Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Concelho de Nelas tem um caso positivo de COVID-19 e município activou Plano Municipal de Emergência  

O Presidente da Câmara Municipal de Nelas, de pois de ouvir a Comissão Municipal de Protecção Civil, decidiu activar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Nelas que se manterá em vigor, pelo menos, enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional. José Manuel Borges da Silva refere que esta medida vai aumentar a capacidade para combater a COVID-19, uma vez que, apesar de todas as que estavam em vigor, já um infectado Concelho.

“Não obstante todas essas medidas, acaba de ser diagnosticado um caso de um residente no Município com a doença Covid-19 “, revela o comunicado que decreta o  Plano Municipal de Emergência, o qual passa a obrigar, por exemplo, quem chega ao Concelho de Nelas, proveniente de um país estrangeiro ou de outro concelho a dar conhecimento da sua chegada na Junta de Freguesia e manter-se em “quarentena”, pelo período mínimo de 14 dias.

O Posto de Comando Operacional Municipal desta estrutura funcionará, em permanência, na Câmara Municipal, e sob coordenação do Presidente da Câmara Municipal e da Coordenadora Municipal de Protecção Civil, dos representantes da Saúde Pública e das Unidades de Saúde do Concelho de Nelas, dos Bombeiros Voluntários, da Guarda Nacional Republicana e Instituto da Segurança Social. E caberá “a esta estrutura de coordenação a definição urgente de medidas relativas à fase de emergência e reabilitação médicas, apoio social e psicológico à eventual população afectada e minimização ou contenção da propagação da epidemia”

Será também o Comando Operacional Municipal quem irá definir de acções na fase de emergência e reabilitação em termos de garantias de funcionamento de empresas, de serviços de restauração e hotelaria, transportes e outras actividades essenciais à contenção de doença e à vivência individual e colectiva. Fará igualmente o contacto e coordenação com todas as instituições particulares, empresariais ou autárquicas, e, ainda, um quadro de comunicação com a Comunidade com vista à realização do objectivo do Plano de Emergência.

Com esta medida os Serviços Municipais e todos os trabalhadores municipais estão mobilizados, sem qualquer reserva, bem como os todos os cidadãos, empresas e instituições, sob pena de responsabilidade criminal, para todas as acções inerentes à protecção civil. Paralelamente, a Câmara Municipal, conjuntamente com as Juntas de Freguesia, vai proceder à desinfecção dos arruamentos das freguesias e da sede do concelho, a partir de amanhã.

 

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …