Home - Últimas - Concelho de Penacova investe mais de 1,3 milhões de euros em cinco projectos

Concelho de Penacova investe mais de 1,3 milhões de euros em cinco projectos

A Câmara Municipal de Penacova aprovou cinco projectos de intervenção no concelho que superam 1,3 milhões de euros. No caso da sede do concelho, foi aprovado a execução de uma rotunda no Largo D. Amélia, na entrada da vila, e a requalificação da rua de S. João, no valor de cerca de 509 mil euros.

Este projecto está sujeito a revisão, nos termos legais, apresentando uma maturidade que permite a sua candidatura a fundos comunitários de regeneração urbana, em consonância com os estudos decorrentes da Área de Reabilitação Urbana de Penacova. Foi também assinado o contrato para a intervenção que se destina a corrigir o deslizamento na rua Dr. Artur Soares Coimbra, no valor de cerca de 225 mil euros.

A vila histórica de Lorvão vai acolher dois projectos que se complementam entre si: a remodelação da Casa do Monte (no valor de quase 200 mil euros) e a Oficina do Palito e arranjos exteriores (no valor de cerca de 92 mil euros). Com estas empreitadas, a câmara municipal diz esperar dar início a uma dinâmica de reabilitação urbana na zona envolvente do mosteiro de Lorvão, acomodando intervenções em edifícios públicos e privados e nos espaços públicos envolventes.

São Pedro de Alva, por seu lado, foi contemplada com a aprovação de um projecto que prevê a requalificação urbana desde o nó do IC6 até ao centro urbano consolidado (junto à Capela de Sto. António), que irá permitir a criação de uma nova imagem de urbanidade.

Sobre este conjunto de projecto de intervenção urbana, o presidente da autarquia, Álvaro Coimbra, explica que “a Câmara Municipal irá procurar apoios para estas obras”, sublinhando a preocupação de coesão territorial que resulta da distribuição dos investimentos pelas três vilas.

O presidente da câmara espera ainda que “este seja um contributo para o muito que falta fazer na reabilitação, na requalificação e na regeneração urbanas, num caminho ambicioso que se estenderá a todos os aglomerados urbanos do território municipal”.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …