Home - Outras notícias - Concelho de Resende em Viseu com mais 12 casos de COVID-19

Concelho de Resende em Viseu com mais 12 casos de COVID-19

O concelho de Resende tem mais 12 casos confirmados da COVID-19,  elevando para cerca quatro dezenas o  número de infectados no distrito de Viseu. A informação foi confirmada ontem à noite pela Câmara local, na sua página oficial na rede social Facebook.

A autarquia explica que todos os casos provêm da Santa Casa da Misericórdia do concelho, de onde veio a primeira vítima mortal de COVID-19 do distrito de Viseu, uma mulher de 94 anos que estava internada na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da instituição.  Ao todo, já são 23 os casos confirmados da COVID-19 em Resende. A Câmara, presidida por Garcez Trindade, também já declarou situação de alerta municipal e activou o plano local de emergência com efeitos imediatos.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lançou, em comunicado, um apelo às autoridades de saúde para que evitem “uma situação de catástrofe” em Resende. A entidade sindical alertou para o facto de a Misericórdia local empregar três enfermeiros que ainda estão a trabalhar, já que os restantes colegas estão todos em quarentena por terem contactado e prestado cuidados aos utentes infectados.

“Estes enfermeiros estão a trabalhar sem quaisquer condições físicas, humanas e de protecção. Trabalham 24 horas seguidas com períodos de repouso de apenas oito horas entre elas. Não há, na instituição, equipamentos de protecção individual. A instituição já assumiu ter esgotado todos os recursos que tinha definido no seu plano de contingência, não ter capacidade de resposta e até já ter alertado a Direcção Geral da Saúde, da qual não obteve qualquer resposta ou ajuda”, escreve o SEP, que também enviou uma carta sobre esta situação à ministra da Saúde, Marta Temido.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …