Home - Sociedade - Cultura - Concurso incentiva produção de música original

Concurso incentiva produção de música original

… o Concurso de Música Original de Oliveira do Hospital  –  DERROCKARTE 2013.

Com o um concurso que em 2013 conhece a sua primeira edição, a Ohs21 – Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital pretende “incentivar os muitos músicos que por aí interpretam temas de outros a criar os seus próprios sons”.



“Torna-se imperativo promover, divulgar e apoiar os novos projetos de criação musical”, entende aquela associação, que avança com o DERROCKARTE 2013 com o propósito claro de fazer face ao “contexto de difícil afirmação de projetos de criação de música original” e de “proliferação de projetps de interpretação de temas populares, bandas de baile ou bandas de covers”.

Com o DERROCKARTE 2013, a Ohs21 pretende “dar palco a novos projetos regionais ou não”. Tal acontece numa altura em que se assiste a uma alteração dos desafios que se impôem aos novos músicos. “Se a dificuldade costumava ser o registo fidedigno do seu trabalho, pelos custos elevados que implicava o acesso a estúdios profissionais de gravação, e a dificuldade de divulgação do seu trabalho, hoje em dia é relativamente fácil gravar com boa qualidade num estúdio caseiro e disponibilizar online o resultado desse trabalho”, sublinha a Ohs 21, verificando que os problemas residem antes na “conquista de notoriedade, saltar para o palco, tocar ao vivo, ganhar público, crescer como artista, sem aspas, ser músico”.

LEIA TAMBÉM

A romancista da ALDEIA DOS VENTOS. Autor: Renato Nunes

Ermelinda da Silva (1922-2019) foi uma escritora autodidacta de Vila Franca da Beira, que subiu …

“15 Memórias do Fogo” do oliveirense Tiago Cerveira recebeu dois prémios no CineEco

“15 memórias do fogo” a série documental que imortalizou 15 memórias do dia 15 Outubro …