Home - Destaques - Confraria quer mais produtores de Queijo Serra da Estrela DOP

Confraria quer mais produtores de Queijo Serra da Estrela DOP

A Confraria do Queijo Serra da Estrela persegue o compromisso de defesa e divulgação do afamado produto. Para o efeito, entende que o município deve incentivar a adesão dos produtores à Denominação de Origem Protegida (DOP).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAParceira da 23ª festa do Queijo Serra da Estrela que se realiza, este fim de semana, em Oliveira do Hospital, a Confraria continua a ter um olhar crítico sobre a concorrência que é feita ao Queijo de “Denominação de Origem Protegida” por outros queijos não sujeitos ao processo de certificação, chegando mesmo a ser confundidos pelo consumidor final. Uma situação que Pedro Couceiro, grande conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela gostaria de ver ultrapassada com uma maior adesão de produtores ao processo de certificação. “O município deve sensibilizar os produtores que ainda não aderiram à DOP “, afirmou o responsável na sessão de apresentação da Festa do Queijo que Pedro Couceiro, considerando ser de notável “grandiosidade” com difícil comparação com outras que se realizam nos concelhos limítrofes.

A forma como a Feira está estruturada, demarcando bem o espaço destinado à comercialização do que é Queijo Serra da Estrela DOP e ao queijo tipo serra, é motivo de satisfação para a Confraria do Queijo Serra da Estrela. “Aqui fazem a distinção”, referiu Pedro Couceiro, notando ser esta uma característica que, desde “há muitos anos”, diferencia o certame oliveirense, das feiras realizadas “aqui à volta”.

Por ocasião da 23ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, a Confraria leva a efeito o 25º capítulo, assinalando por isso 25 anos de atividade “em prol do Queijo, ovelha e tudo o que tenha a ver com a DOP Serra da Estrela”, frisou Pedro Couceiro, destacando as iniciativas tomadas pela Confraria de promover a candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia, de editar o Grande Livro do Queijo Serra da Estrela e de organizar o 1º e 2º congresso do Queijo Serra da Estrela.

A cerimónia do XXV Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, tem início às 18h00 de sábado, na Casa da Cultura César de Oliveira em Oliveira do Hospital, onde se encontra uma Exposição Fotográfica denominada “ Um olhar sobre a Pastorícia”. A sessão é seguida de banquete, na Casa da Obra D. Josefina da Fonseca em Oliveira do Hospital, onde serão entregues lembranças às confrarias presentes e celebrado o XXV aniversário da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

Autárquicas deste ano com menos cerca de 90 mil eleitores que em 2017

O diploma publicado hoje em Diário da República, com dados obtidos através da base central …

Buscas por criança desaparecida concentradas na zona onde foram encontradas pegadas

As buscas pelo menino com dois anos que desapareceu ontem de manhã, em Proença-a-Velha (concelho …