Home - Outros Destaques - Coordenador do centro de saúde de Tábua alerta para consultórios sem lavatórios
Coordenador do centro de saúde de Tábua alerta para consultórios sem lavatórios

Coordenador do centro de saúde de Tábua alerta para consultórios sem lavatórios

O coordenador do centro de saúde de Tábua alertou hoje em Coimbra para a existência de consultórios sem lavatórios no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte. António Capela Daniel, que falava sobre a evolução na forma como se abordam as infecções hospitalares, frisou que “há consultórios sem lavatórios”, alguns em espaços “inaugurados recentemente”.

O coordenador do centro de saúde afirmou também que “o número de utentes é cada vez maior” e há “um excesso de carga burocrática”. E criticou ainda a não actualização da Plataforma de Dados da Saúde, que permite o acesso a informação sobre utentes.

No caso de um doente que seja tratado em Tábua, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) e no Hospital Psiquiátrico de Sobral Cid, se o médico aceder ao portal, “está toda a informação relativa ao centro de saúde de Tábua”, mas no CHUC não aparece informação sobre esse mesmo utente, constatou.

Contactada pela agência Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) afirmou que “a colocação de pontos de água nos gabinetes médicos é obrigatória desde há muitos anos, pelo que a ARSC não tem conhecimento da existência de centros de saúde sem lavatórios nos gabinetes de consulta”. “A necessidade de adaptar outros espaços para gabinetes médicos pode, eventualmente, explicar a falta de lavatórios”, admitiu o gabinete de comunicação da ARSC, sublinhando que “essas situações, quando referenciadas, são prontamente resolvidas”.

O ACES de Pinhal Interior Norte abrange os concelhos da Lousã, Arganil, Góis, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Vila Nova de Poiares.

 

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital avança com a construção de um Centro de Recolha Animal

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de um Centro de …

Beira Serra já conta com gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica e protocolo será assinado em Dezembro em Oliveira do Hospital

O Gabinete Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência da Beira Serra (GIAV Beira Serra), …