Home - Arquivo - COVID-19, 1 de Abril. Autor: Carlos Antunes.

COVID-19, 1 de Abril. Autor: Carlos Antunes.

Confirmados 8251 casos de infecção por Covid-19 (aumento de 11% em relação ao dia anterior), com 808 novos casos. Uma duplicação de casos a cada 5 dias, a passar brevemente para a ordem dos 6 dias.

A taxa de incremento média a 12 dias é agora de 19% e o factor médio de aumento de novos casos de R0=1.11. Nestas condições o modelo indica um pico a ocorrer entre 8 e 16 de Abril, regressando às previsões feitas anteriormente à forte flutuação do número de novos casos dos últimos dias.

A taxa do número de internados, face ao número de infectados activos (não recuperados) anda na ordem dos 9% e os internados nas Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na ordem dos 2.8%. Com estas taxas prevê-se uma duplicação do número de internados e da UCI nos próximos 7 dias.

A Espanha está, aparentemente, a aproximar-se da zona de pico, podendo mesmo verificar-se no próxima fim-de-semana. Contudo, as estimativas apontam para um número elevado de casos, podendo ultrapassar os 200 mil, tendo hoje já ultrapassado os 100 mil casos e as 9 mil mortes.

Autor: Carlos Antunes

LEIA TAMBÉM

COVID-19, dia 11 de Abril. Autor: Carlos Antunes.

Apesar das oscilações a que já nos habituámos, a tendência de diminuição de casos infectados …

COVID-19, dia 10 de Abril (no reason to worry about). Autor: Carlos Antunes

Certamente, todos hoje se questionam sobre o número de casos confirmados e sobre se passámos …