Home - Opinião - COVID-19, America First… Brasil second! Autor: Carlos Antunes

COVID-19, America First… Brasil second! Autor: Carlos Antunes

Não foi preciso mais de 2 dias após o meu último post para o Brasil confirmar, um pouco mais cedo, o que aqui tinha dito e se esperava. O Brasil chegou ao lugar onde irá ficar até ao fim desta 1ª vaga, ultrapassou a Rússia, e atingiu o 2º lugar com mais de 330 mil casos confirmados.

Mas um lugar no pódio é pouco. Não só atinge o 2º lugar de casos de infecção com Convid-19 confirmados, como irá também, em meados de Junho, alcançar o 2º lugar em número de mortes. Já na fasquia das mil mortes diárias com Covid-19, e também sem pico à vista, pois o respectivo factor de incremento de novas mortes continua acima de 1.0, ultrapassou ontem as 20 mil mortes. Agora ocupa a 6ª posição, atrás da Itália, Espanha e França, mas em meados de Junho irá ultrapassar as 40 mil, deixando o Reino Unido para trás, ficando apenas atrás dos EUA.

Apresenta actualmente uma letalidade na ordem das 100 mortes/Mha e uma taxa de letalidade (em relação ao nº de casos confirmados) de 6.4%. No final de Agosto, quando ultrapassar as 60 mil mortes, ficará com uma letalidade na ordem das 290 mortes/Mha. Mesmo assim, bem aquém de vários países europeus, e também dos EUA.

Os EUA estão ainda na ordem das mil mortes diárias, com mais de 97 mil confirmadas. Faltam apenas 2 dias para ultrapassar a fasquia das 100 mil mortes, tal como alguém nos EUA tinha já afirmado há duas semanas atrás que essa fasquia iria ser alcançada antes do final do mês.

 

 

Autor: Carlos Antunes

LEIA TAMBÉM

COVID-19, dia 30 de Junho… véspera da abertura das fronteiras. Autor: Carlos Antunes

Estamos a horas de serem abertas as fronteiras terrestre com Espanha. Há 2 meses perguntava-se …

Viajar no tempo – O nosso património. Autor: Fernando Tavares Pereira

Hoje vim visitar os Fiais da Beira. Terra onde em tempos vinha nas lides futebolísticas …