Home - Últimas - Creches, discotecas e bares encerram a partir de 25 de Dezembro e há tolerância de ponto para a função pública nos dias 24 e 31

Creches, discotecas e bares encerram a partir de 25 de Dezembro e há tolerância de ponto para a função pública nos dias 24 e 31

O encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL), que estava previsto para a “semana de contenção” entre 3 e 9 de Janeiro, foi antecipado para o dia 25 de Dezembro, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro. O teletrabalho passa a ser obrigatório a partir de dia 25 de Dezembro e o número de testes gratuitos passam a ser de seis por pessoa. O governo decidiu ainda proibir ajuntamentos de mais de dez pessoas na passagem de ano. Também o encerramento de discotecas e bares com espaço de dança vai ser antecipado para o dia 25 de Dezembro.

“A partir das zero horas do próximo dia 25, (…) vamos proceder, com apoio às famílias, ao encerramento de creches e ATL”, anunciou António Costa em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros. A antecipação do encerramento destas actividades lectivas, além de outras medidas previstas para a primeira semana de Janeiro, foi decretada face ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal.

No dia 25 de Novembro, o Governo tinha anunciado que todos os estabelecimentos de ensino estariam fechados entre os dias 02 e 09 de Janeiro, adiando o início do 2.º período lectivo para limitar eventuais contágios depois das festas. Com os alunos do pré-escolar ao secundário de férias desde sexta-feira passada e até ao dia 10 de Janeiro, o Conselho de Ministros decidiu hoje que as creches e ATL, que habitualmente estariam a funcionar entre o Natal e o Ano Novo, estarão também encerradas nesses dias. Durante esse período, o Governo vai também assegurar o apoio à família, reactivado de 02 a 09 de Janeiro, destinado a quem tem filhos menores de 12 anos ou, nos casos de quem está em caso de teletrabalho, na escola até ao 4.º ano.

LEIA TAMBÉM

Candidatos a deputados do PS por Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

Os candidatos a Deputados do PS à Assembleia da República pelos círculos eleitorais de Coimbra …

“Apelo a compromisso público para ser travado o processo dos projetos em curso de mineração, designadamente de Lítio”

Um conjunto de organizações decidiram escrever uma carta aberta aos partidos políticos e aos candidatos …