Home - Sociedade - Cultura - Cultura: Eduardo Gageiro enriquece Oliveira do Hospital com exposição de fotografia

Cultura: Eduardo Gageiro enriquece Oliveira do Hospital com exposição de fotografia

Aquele que é tido como o melhor foto-jornalista português do século XX tem patente ao público em Oliveira do Hospital, até ao próximo dia 13 de dezembro, uma exposição de fotografia que é uma verdadeira obra-prima do autor.

A exposição, que está diariamente aberta – a inauguração, com a presença do autor, ocorreu no sábado – foi promovida pelo pelouro da cultura da câmara municipal e retrata os olhares de Gageiro enquanto profissional de fotografia que procurava a “rutura e a diferença com o socialmente instituído”.

 Distribuída por quatro espaços – câmara municipal, casa da cultura, igreja matriz e caixa de crédito agrícola –, “os olhares de Eduardo Gageiro” dividem-se em três partes, que o autor designou como “Retratos, Olhares e Fé”.

Nascido em Sacavém em 1953, Gageiro é um fotógrafo autodidata, e viu a sua primeira foto publicada, com apenas 12 anos, no Diário de Notícias.

Aos 22 anos, iniciou-se na profissão, tendo trabalhado em prestigiadas publicações. Foi editor da revista “sábado” e colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado e a Presidência da República.

Foi o primeiro português a ser galardoado, em 1974, pelo World Press Photo com uma foto do General Spínola.

Antes do 25 de abril, a Pide prendeu-o por causa de uma foto (aqui reproduzida) que tirou na Nazaré, e que a censura entendeu como suscetível de poder dar “uma imagem negativa do país”.

Distinguido com inúmeros prémios nacionais e internacionais, Gageiro foi distinguido pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 2004, com a Ordem do Infante D. Henrique. Atualmente, é foto-jornalista “freelance”

LEIA TAMBÉM

Seia recebe CineEco que organiza 1º Encontro Mundial de Festivais de Cinema Ambiental com oradores de destaque mundial e mais de 80 filmes

A 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela  arranca no …

‘Nariz Preto’ de Pedro Tochas chega a Oliveira do Hospital

O espectáculo de Pedro Tochas, ‘Nariz Preto’, inserido no âmbito do programa ‘Coimbra Região de …